O Agente Secreto faz história no Globo de Ouro com dois prêmios
Carnê do IPTU 2026 está disponível para emissão em São Francisco do Sul
Os contribuintes de São Francisco do Sul já podem emitir o carnê para o pagamento do IPTU 2026 e com incentivos para quem optar pela quitação antecipada. A legislação municipal garante descontos para quem optar pelo pagamento em cota única.
Os contribuintes que quitarem o imposto até o dia 20 de fevereiro de 2026 terão desconto de 20%. Também será possível pagar em cota única até 20 de março, com desconto de 10%. Para quem optar pelo parcelamento, o imposto poderá ser dividido em até cinco parcelas, com vencimentos entre os meses de abril e agosto de 2026.
Conforme estabelece o Código Tributário Municipal e a legislação que instituiu o IPTU Digital no município, desde o último dia 5 de janeiro, os contribuintes podem consultar valores, emitir o carnê e imprimir as guias diretamente pelo site oficial da Prefeitura, pelo aplicativo Atende.net ou nos totens de autoatendimento disponíveis no Departamento de Tributação, localizado no Centro Integrado Multiuso Felipe Schmidt, e na Secretaria dos Balneários.
Em 2026, o imposto terá reajuste de 5,0543%, percentual que corresponde exclusivamente à inflação acumulada do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) entre setembro de 2024 e agosto de 2025, sem aplicação de aumento real.
Modelo traz economia para o município
O IPTU Digital, instituído em 2022 no município, garante economia aos cofres públicos. Apenas no primeiro ano de mudança no formato, mais de R$ 300 mil deixaram de ser gastos com o fim das impressões e postagens dos carnês. Segundo a secretária de Finanças, Ana Maria Schiocchet, o modelo digital busca dar "mais agilidade, transparência e economia ao processo de arrecadação, reduzindo custos com impressão e distribuição de carnês", ressalta.
Os valores do IPTU são calculados com base no valor venal dos imóveis, conforme definido na Planta Genérica de Valores do município. Caso haja discordância em relação ao valor lançado, o contribuinte poderá apresentar reclamação também no site da Prefeitura. Vale alertar que os débitos não quitados até o vencimento estarão sujeitos à atualização monetária, multa e juros, além da possibilidade de inscrição em dívida ativa. Os carnês podem ser emitidos no link https://saofranciscodosul.atende.net/autoatendimento/servicos/guias-de-iptu

Deixe seu comentário