Baía Babitonga entra no projeto monitoramento costeiro da Epagri (Ciram)

Instalação de marégrafo, um sensor de nível do tipo radar, de alta resolução, capaz de registrar com maior precisão os movimentos da maré, passa a fazer parte do dia a dia da maré na Baía da Babitonga.

Neste mês, o marégrafo, um sensor de nível do tipo radar, de alta resolução, capaz de registrar com maior precisão os movimentos da maré, passa a fazer parte do dia a dia da maré na Baía Babitonga.

O marégrafo fornece informações importantes para diversas atividades desenvolvidas na região, como navegação, pesca, aquicultura e turismo. A instalação do equipamento também atende ao contrato firmado entre a Epagri/Ciram e o Porto de São Francisco do Sul, que prevê o monitoramento das condições do mar naquela região, com vistas a apoiar as operações portuárias.

Este marégrafo marca o primeiro aniversário do projeto Monitoramento Costeiro, liderado pelo Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia da Epagri (Ciram). O projeto propõe monitorar variáveis oceanográficas e meteorológicas ao longo da costa catarinense.

Já foram instalados quatro marégrafos (Itapoá, São Francisco do Sul, Florianópolis e Laguna) e duas estações meteorológicas (Balneário Barra do Sul e Jaguaruna). Ainda em 2015 está prevista a instalação de mais quatro marégrafos e duas novas estações meteorológicas, fornecendo dados sobre a costa de Santa Catarina de Norte a Sul. Um dos pontos altos do projeto é a visualização dos dados online, aberta a todos os interessados: Administradores dos portos, práticos, pescadores, turistas e cidadãos em geral.

 

 

Aplicativo para conhecer os Parques Estaduais Anterior

Aplicativo para conhecer os Parques Estaduais

Em julho acontece novas  apresentações do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) para Araquari Próximo

Em julho acontece novas apresentações do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) para Araquari

Deixe seu comentário