Última semana do ano começa com temporais intensos e termina com calor e chuva de verão
Águas de São Francisco do Sul adota setorização inédita para enfrentar aumento recorde da população no verão
Diante de uma situação sem precedentes, a Águas de São Francisco do Sul está implementando a setorização do abastecimento de água no município (Plano de Manobras). A medida, nunca antes adotada, é uma excepcionalidade motivada pela combinação da onda de calor e de um contingente populacional flutuante estimado em mais de cinco vezes a população fixa da cidade.
Atualmente, São Francisco do Sul, que possui cerca de 56 mil habitantes, recebe mais de 250 mil pessoas entre moradores e veranistas, gerando pressão inédita sobre o sistema de abastecimento.
O programa de setorização, que começa nesta terça-feira, 30 de dezembro, está sendo realizado em conjunto com o Município e com o SAMAE A iniciativa visa melhorar o controle operacional e garantir maior eficiência no fornecimento de água, permitindo distribuir o recurso de forma mais equilibrada, com monitoramento mais preciso e redução de impactos em caso de falhas ou manutenções emergenciais.
A pressão sobre o sistema já se reflete nos números operacionais. Na alta temporada, a produção média diária subiu para 24,6 mil metros cúbicos, equivalentes a 24,6 milhões de litros, representando um aumento de 7,5 milhões de litros em relação à média da baixa temporada.
A Águas de São Francisco do Sul esclarece que o Plano de Manobras adotado é uma excepcionalidade, aplicado apenas em situações extraordinárias. Todas as ações do Plano Verão já haviam sido implementadas, e nos últimos cinco anos a cidade não registrou precariedades relevantes no abastecimento. Este ano, a população flutuante e o aumento expressivo da demanda tornaram necessária a ativação de medidas adicionais, incluindo ajustes estratégicos no bombeamento e entrega pontual de água por caminhões-pipa em pontos com baixa pressão.
Toda a água produzida pelo sistema está sendo distribuída, com vazão superior a 300 litros por segundo, suficiente para atender aproximadamente 250 mil pessoas. Mesmo assim, a pressão sobre a rede se intensifica devido à população flutuante, reforçando a necessidade do uso consciente da água.
Segundo o coordenador de Operações, Renan Santana, “a setorização é uma medida técnica e excepcional, que nos permite gerenciar melhor a distribuição, identificar rapidamente qualquer anormalidade e agir de forma eficiente. É fundamental que a população priorize o uso da água nos horários de maior fornecimento e faça o gerenciamento de sua reservação até o ciclo seguinte, garantindo abastecimento para todos.”
A Águas de São Francisco do Sul reforça que a setorização é uma ação preventiva e estratégica, adotada exclusivamente em razão da excepcionalidade desta temporada, e orienta a população a fazer uso consciente da água. A concessionária mantém canais de atendimento à disposição para esclarecimentos.
O cronograma de distribuição por setores, conforme o Plano de Manobras, é o seguinte:
1. Setor Centro
Bairros: Laranjeiras, Rocio Grande, Água Branca, Centro, Rocio Pequeno, Paulas, Morro Grande e Acarai.
22h – 5h59 Bombeamento no máximo para distribuição de água e recuperação do nível dos reservatórios.
2. Setor Balneários 1
Bairros: Enseada, Majorca e Praia Grande.6h – 13h59 Horário de manobras para priorizar o abastecimento desta região.
3. Setor Balneários 2
Bairros: Itaguaçu, Forte e Capri.
14h – 21h59: Horário de manobras para priorizar o abastecimento desta região.
4. Setor Ervino
Abrangência: Todo o Setor Ervino.
22h – 6h: Bombeamento ligado para distribuição de água à população.

Deixe seu comentário