Águas de São Francisco do Sul adota setorização inédita para enfrentar aumento recorde da população no verão

Diante de uma situação sem precedentes, a Águas de São Francisco do Sul está implementando a setorização do abastecimento de água no município (Plano de Manobras). A medida, nunca antes adotada, é uma excepcionalidade motivada pela combinação da onda de calor e de um contingente populacional flutuante estimado em mais de cinco vezes a população fixa da cidade.

 Atualmente, São Francisco do Sul, que possui cerca de 56 mil habitantes, recebe mais de 250 mil pessoas entre moradores e veranistas, gerando pressão inédita sobre o sistema de abastecimento.

O programa de setorização, que começa nesta terça-feira, 30 de dezembro, está sendo realizado em conjunto com o Município e com o SAMAE A iniciativa visa melhorar o controle operacional e garantir maior eficiência no fornecimento de água, permitindo distribuir o recurso de forma mais equilibrada, com monitoramento mais preciso e redução de impactos em caso de falhas ou manutenções emergenciais.

A pressão sobre o sistema já se reflete nos números operacionais. Na alta temporada, a produção média diária subiu para 24,6 mil metros cúbicos, equivalentes a 24,6 milhões de litros, representando um aumento de 7,5 milhões de litros em relação à média da baixa temporada.

A Águas de São Francisco do Sul esclarece que o Plano de Manobras adotado é uma excepcionalidade, aplicado apenas em situações extraordinárias. Todas as ações do Plano Verão já haviam sido implementadas, e nos últimos cinco anos a cidade não registrou precariedades relevantes no abastecimento. Este ano, a população flutuante e o aumento expressivo da demanda tornaram necessária a ativação de medidas adicionais, incluindo ajustes estratégicos no bombeamento e entrega pontual de água por caminhões-pipa em pontos com baixa pressão.

Toda a água produzida pelo sistema está sendo distribuída, com vazão superior a 300 litros por segundo, suficiente para atender aproximadamente 250 mil pessoas. Mesmo assim, a pressão sobre a rede se intensifica devido à população flutuante, reforçando a necessidade do uso consciente da água.

Segundo o coordenador de Operações, Renan Santana, “a setorização é uma medida técnica e excepcional, que nos permite gerenciar melhor a distribuição, identificar rapidamente qualquer anormalidade e agir de forma eficiente. É fundamental que a população priorize o uso da água nos horários de maior fornecimento e faça o gerenciamento de sua reservação até o ciclo seguinte, garantindo abastecimento para todos.”

A Águas de São Francisco do Sul reforça que a setorização é uma ação preventiva e estratégica, adotada exclusivamente em razão da excepcionalidade desta temporada, e orienta a população a fazer uso consciente da água. A concessionária mantém canais de atendimento à disposição para esclarecimentos. 

O cronograma de distribuição por setores, conforme o Plano de Manobras, é o seguinte:

1. Setor Centro

Bairros: Laranjeiras, Rocio Grande, Água Branca, Centro, Rocio Pequeno, Paulas, Morro Grande e Acarai.

22h – 5h59 Bombeamento no máximo para distribuição de água e recuperação do nível dos reservatórios.

2. Setor Balneários 1

Bairros: Enseada, Majorca e Praia Grande.6h – 13h59 Horário de manobras para priorizar o abastecimento desta região.

3. Setor Balneários 2

Bairros: Itaguaçu, Forte e Capri.

14h – 21h59: Horário de manobras para priorizar o abastecimento desta região.

 4. Setor Ervino

 Abrangência: Todo o Setor Ervino.

 22h – 6h: Bombeamento ligado para distribuição de água à população.


São Francisco do Sul se prepara para o ano novo com muita música e queima de fogos Anterior

São Francisco do Sul se prepara para o ano novo com muita música e queima de fogos

Jovem do Paraná morre após afogamento na Praia da Enseada, em São Francisco do Sul Próximo

Jovem do Paraná morre após afogamento na Praia da Enseada, em São Francisco do Sul

Deixe seu comentário