Praia do Ervino em SFS tem novas regras para imóveis com supressão irregular de vegetação

Como forma de viabilizar a regularização fundiária de imóveis localizados na região do Ervino, a Secretaria de Meio Ambiente publicou nesta quarta-feira (3) uma Instrução Normativa indicando quais os trâmites devem ser tomados pelos para a emissão da Certidão de Quitação da Compensação Ambiental para imóveis que sofreram a supressão irregular de vegetação.

A IN 03/2024/SMMA foi assinada pelo secretário interino, Alan Vizoto, ressalta que a emissão da Certidão de Quitação da Compensação Ambiental é um documento obrigatório para a obtenção de Alvará de construção/regularização para imóveis localizados em áreas consideradas como não consolidadas ou consolidadas, que sofreram supressão irregular dos loteamentos Jardim Curitiba, Tamboretes, Jardim Praia Grande, Balneário Praia Grande, Albatroz 1, Albatroz 2 e Francismar, bem como das áreas consideradas consolidadas que sofreram supressão irregular dos loteamentos Luzemar, Maresol e Sayonara.

O processo, porém, não se aplica aos imóveis com vegetação nativa. Estes deverão solicitar Autorização de Corte (AuC), não sendo aplicável a solicitação da Certidão de Quitação da Compensação Ambiental para imóveis vegetados.

O procedimento administrativo para solicitação da Certidão se dará através do site saofranciscodosul.atende.net/ acessando a aba emissão de processo digital. Em seguida, deverá clicar no assunto "Secretaria de Meio Ambiente" e sub-assunto "Certidão de Quitação da Compensação Ambiental". Outra opção é realizar o pedido no balcão de atendimento da Secretaria de Meio Ambiente.

A solicitação deve ser acompanhada da seguinte documentação: requerimento para Certidão; Termo de Compromisso assinado; cópia do CPF e RG do requerente/proprietário ou CNPJ, caso o proprietário do imóvel seja pessoa jurídica; procuração, se couber; Certidão de Inteiro Teor da Matrícula do Imóvel atualizada; Contrato de compra e venda ou declaração de anuência, se o requerente não for o proprietário do imóvel; e croqui com a localização do lote (deve ser obtido pelo site Geopixel).

Recebido o requerimento, será realizada a análise dos documentos pela equipe da SMMA, posteriormente a emissão da taxa para compensação ambiental. Caso necessário, a SMMA também fará o encaminhamento para o setor de fiscalização ou ainda poderá solicitar esclarecimentos e complementações para, enfim, proceder com a emissão da Certidão de Quitação da Compensação Ambiental. O cálculo da compensação ambiental será avaliado pela SMMA, com base no Decreto nº 4.503, de 20 de fevereiro de 2024, sendo possível parcelar o valor em até 24 vezes.

Os interessados podem efetuar o download dos documentos que devem ser apresentados para a solicitação através do link (saofranciscodosul.sc.gov.br/instrucao-03-in-2024) ou entrando em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente através do telefone 3471-2290 ou no e-mail smma@saofranciscodosul.sc.gov.br. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, no Centro Integrado Multiuso (R. Barão do Rio Branco, 217
Centro).

34ª Festilha em São Francisco do Sul começa dia 11 e celebra o aniversário da cidade no dia 15 com show do Inimigos da HP Anterior

34ª Festilha em São Francisco do Sul começa dia 11 e celebra o aniversário da cidade no dia 15 com show do Inimigos da HP

Devolução da taxa de ligação de esgoto em São Francisco do Sul começa neste mês de abril Próximo

Devolução da taxa de ligação de esgoto em São Francisco do Sul começa neste mês de abril

Deixe seu comentário