Política

Governo lança plano para promover transparência e participação social no Executivo

O governador Carlos Moisés lançada nesta quarta-feira, 22 de janeiro de o 1º Plano de Ação SC Governo Aberto, iniciativa para promover a transparência, por meio de compras abertas, e a participação social junto ao Executivo. A ação ocorre por meio de uma parceria entre o Governo do Estado e a Parceria de Governo Aberto (OGP), organização internacional que promove governos mais abertos, transparentes e participativos. O documento foi apresentado em evento no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis, com representantes da Controladoria-Geral do Estado, da Secretaria de Administração, do

Em sua fala na solenidade, o governador destacou-se o pioneirismo catarinense com o Plano de Ação para o Governo Aberto. Santa Catarina é o primeiro e único estado brasileiro a fazer parte da OGP. Atualmente, apenas União, Prefeitura de SP e Prefeitura de Osasco são membros no Brasil. No mundo, são 78 países e 76 governos locais.

"Esta ação é extremamente importante, pois traz a participação social para as decisões de governo. Para a nossa gestão, é muito natural implementar um plano desta natureza, já que esse era um compromisso nosso. Com a revisão e a revisão de contratos, nós pudemos economizar R $ 660 milhões, por exemplo. Precisamos fazer o que é certo dentro da gestão pública ", disse Carlos Moises.

O controlador-geral do Estado, Cristiano Socas da Silva, destacou que a criação da CGE, ocorrida na gestão atual, já foi um passo importante para a abertura e maior controle dos ações governamentais: "Muitos passos foram dados pela atual gestão para a abertura de governo, dos quais destaco a criação da CGE, um órgão que reúne competências em relação ao controle, à transparência, ao combate à corrupção e à promoção da participação da sociedade. O 1º Plano de Ação SC Governo Aberto consolida essa visão, fomentando projetos que promovem o controle social ", disse Socas.

Saiba mais sobre o Governo Aberto

Coordenado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), o plano traz quatro compromissos com ações que devem ser implementadas até 31 de outubro de 2022 por diferentes órgãos e entidades parceiros:

1. Adoção de critérios internacionais de transparência e contratação aberta nas compras do Estado, sob coordenação da Secretaria de Estado de Administração (SEA).

2. Reestruturação e aperfeiçoamento dos portais Transparência do Poder Executivo, SC Transferências e Transparência Badesc, sob coordenação da CGE e da Agência de Fomento de Santa Catarina (Badesc).

3. Estímulo à participação e à avaliação do usuário de serviços públicos, por meio da criação de um conselho de usuários, da adoção de uma ferramenta de avaliação de serviços digitais e da implementação de um novo sistema de ouvidoria, sob a coordenação da CGE e da SEA.

4. Promoção da articulação de governo aberto e controle social nos municípios, sob a coordenação da Udesc Esag.

Participação da sociedade civil

O processo de debate e definição dos compromissos teve a participação de 17 associações da sociedade civil e 14 órgãos públicos por meio de encontros online de cocriação. Após a elaboração dos trabalhos, uma consulta pública foi feita via internet para ampliar a participação da cidadã. Em todas as etapas buscou-se o equilíbrio da representatividade entre governo e sociedade civil, seguindo orientação da OGP.

Acordo define Antidio Lunelli como candidato do MDB ao governo do Estado Anterior

Acordo define Antidio Lunelli como candidato do MDB ao governo do Estado

Governador lança Programa Bolsa Estudante para combater a evasão escolar Próximo

Governador lança Programa Bolsa Estudante para combater a evasão escolar

Deixe seu comentário