Deputados pedem explicações a governo sobre problemas no Universidade Gratuita

Os deputados da Bancada do PT na Assembleia Legislativa de Santa Catarina cobraram, nesta semana, que o governador Jorginho Mello cumpra a sua promessa de campanha e ofereça Universidade Gratuita para todos.

Embora o nome sugira um avanço na democratização do ensino superior, o programa apresentou graves falhas estruturais. Descredenciamento de estudantes, orçamento insuficiente, concentração no curso de Medicina e poucas bolsas disponibilizadas para quem ingressou na faculdade este ano são alguns dos problemas apontados.

Para o deputado Fabiano da Luz, líder da bancada petista na Alesc, o programa é ótimo só para o governo fazer propaganda, porque na prática não funciona. “O governador vendeu um sonho impossível”, disse nas redes sociais.

Segundo ele, centenas de estudantes estão enviando mensagens dizendo que não conseguem o recurso. “Um programa que envolve milhões de reais e que precisa ser justo, transparente e organizado. É uma falta de respeito com os estudantes e suas famílias que gastaram o que não tinham para pagar as primeiras mensalidades e sem nenhuma garantia de conseguir as bolsas de estudo.”

A deputada Luciane Carminatti, presidenta da Comissão de Educação na Alesc, destacou que o programa Universidade Gratuita precisa de ajustes praticamente desde que foi aprovado, há dois anos, e precisa de mudanças urgentes. “Estão chovendo reclamações de pessoas que se matricularam na universidade, fizeram dívidas e não conseguiram a gratuidade.”

Segundo Luciane, na propaganda o governo do Estado diz que a bolsa é para todos, mas que prática a realidade é bem outra. “O orçamento público não é suficiente para todos os estudantes, mais da metade dos recursos está concentrado no curso de Medicina e poucas bolsas foram disponibilizadas para quem ingressou esse ano.”

O deputado Neodi Saretta espera que a nova secretária de Educação, que participou ativamente da construção da proposta, analise as questões que estão chegando e explique o motivo deste cenário, que tem deixado os estudantes que iniciaram o curso na expectativa de receber a bolsa bastante preocupados.

“Muitos iniciaram o curso na expectativa que poderiam receber a bolsa, mas o que temos percebido é que poucos têm sido contemplados.” O deputado faz um apelo ao governo do Estado para que reveja a situação, aumente os recursos e os beneficiados. “Para que possamos ter este programa para todos, universidade gratuita para todos. Foi um programa que o governo defendeu.”


Interrogatórios no STF sobre a tentativa de golpe de Estado acontece esta semana conduzido pelo Ministro Alexandre de Morais Anterior

Interrogatórios no STF sobre a tentativa de golpe de Estado acontece esta semana conduzido pelo Ministro Alexandre de Morais

Deputado Napoleão Bernardes Busca Responsabilizar Estado por Endividamento de Estudantes no Universidade Gratuita em SC. Próximo

Deputado Napoleão Bernardes Busca Responsabilizar Estado por Endividamento de Estudantes no Universidade Gratuita em SC.

Deixe seu comentário