Construindo casamentos fortes: Católica SC realiza seminário inédito em Joinville
Segmento alcança a marca de 134 estabelecimentos em atividade no município.
O setor de papelarias em Joinville inicia 2026 em ritmo de expansão. Impulsionado pelo período de volta às aulas, o segmento registrou a abertura de 13 novas empresas ao longo de 2025, alcançando a marca de 134 estabelecimentos em atividade no município.
Os dados são de um levantamento da plataforma Observatório Econômico da CDL de Joinville, com base em registros da Receita Federal. O crescimento visa atender um público de mais de 144 mil estudantes das redes municipal, estadual, federal e privada.
Perfil das empresas
O levantamento aponta que o setor é dominado por pequenos negócios: Do total de estabelecimentos, 106 atuam no varejo e 28 são focados no comércio atacadista de artigos de escritório.
Onde estão as papelarias?
A distribuição das lojas pelos bairros mostra uma descentralização do comércio, facilitando o acesso dos pais e alunos em diferentes regiões da cidade. O bairro Costa e Silva lidera o ranking com 12 estabelecimentos, seguido pelo Centro e Itaum com 9, cada. Bom Retiro conta com 8, enquanto que Floresta e Saguaçu, com sete empreendimentos cada, garantindo acesso aos consumidores em diferentes pontos da cidade.
Demanda escolar
O "boom" de novos negócios é explicado pelo volume de alunos na cidade. Segundo o Censo Escolar, Joinville possui 144.159 alunos matriculados no ensino básico e profissionalizante.
A rede municipal é a maior fatia do mercado, concentrando 51,5% dos estudantes (74,2 mil alunos), seguida pela rede privada, que responde por 26,2% (37,8 mil). Os números não contabilizam o ensino superior, que também gera demanda sazonal por itens de escritório e rotina acadêmica neste período do ano.
Monitoramento econômico
Os dados foram extraídos do Observatório Econômico, plataforma lançada pela CDL Joinville para monitorar a economia local em tempo real. A ferramenta utiliza mineração de dados para auxiliar empresários e o poder público na identificação de oportunidades de mercado e tendências de consumo na região.
Microempresas (ME): 99 estabelecimentos (73,9% do total);
Empresas de Pequeno Porte (EPP): 24 unidades (17,9%);
Empresas de médio e grande porte: 11 unidades (8,2%).

Deixe seu comentário