Turismo de aventura oferece experiência inesquecível

Adrenalina para os turistas e boas oportunidades de negócios sustentáveis são marcas desse setor turístico em plena expansão

Paisagens bucólicas e muita adrenalina por rios, montanhas, corredeiras, cachoeiras são alguns dos ingredientes do sucesso do turismo de aventura, que angaria mais adeptos a cada ano. A sustentabilidade é outra característica desse setor em plena expansão.

Esse é um negócio marcado pela experiência, e o visitante satisfeito sempre pensa em voltar para repetir e até aumentar a dose da diversão. Conhecido pela prática de aventura de caráter recreativo e não-competitivo, esse setor turístico tem crescido 20% ao ano, desde 1998, e movimentou cerca de 112 bilhões de dólares em 2020, segundo a Organização Mundial do Turismo.  

Muito mais que adrenalina, o turismo de aventura faz multiplicar oportunidades de negócios e trabalho nas localidades onde ocorrem. Além de pousadas e restaurantes, o setor abre as portas para guias turísticos, motoristas, entre outros profissionais.

Especialistas também são bem-vindos para as práticas como arvorismo, balonismo, bungee jumping, boia cross e canoagem. O empreendedor do setor deve ainda ficar atento às normas técnicas de segurança. Além de tranquilidade para os visitantes, as certificações reforçam o comprometimento das empresas com os turistas.

Com todos os cuidados, amplie as opções de diversão como escalada, espeleologia, mergulho, parapente, rafting, rapel, mountain bike, trekking e muito mais. Ter uma equipe preparada para receber bem o turista é outro quesito fundamental para o sucesso do seu negócio nessa área.

Referências

Os destinos turísticos com atuação nesse setor se multiplicam pelo país, e novas localidades estão descobrindo seu potencial para atrair um viajante sedento de aventuras.

Aquelas cidades que já apostaram no turismo de aventura, colhem os frutos do sucesso como Brotas, cravada no interior do estado de São Paulo. Rodeada por uma natureza exuberante, o município ganhou fama pelos apaixonados que buscam aventuras como rafting, tirolesa e canionismo (o rapel em cachoeiras).

A cidade oferece opções como hotéis, chalés, restaurantes e infraestrutura que também agradam famílias, casais em lua de mel ou aqueles que procuram um sossego em um feriado prolongado.

Bonito (MS) é outro destino dos viajantes aventureiros. Famosa mundialmente por oferecer flutuação em aquários naturais, visitas às cachoeiras, trilhas, grutas, balneários, o município atrai ainda os interessados por passeios de bote, boia cross, arvorismo, cicloturismo e outras atrações que fazem a estadia do turista inesquecível.

Protagonismo

Todas essas localidades exuberantes colocaram o Brasil como o principal destino de aventura no mundo, de acordo com o relatório elaborado pelo US News & Wordl Report. Esta chancela internacional é um valoroso reconhecimento dos empreendedores brasileiros do segmento e deixa explícito que este é um caminho para o sucesso para as MPEs. O protagonismo é o resultado do esforço de entidades ligadas ao turismo de aventura e seus empreendedores, que têm contribuído com a elaboração de normas técnicas para a prática e gestão do turismo de aventura.

O Polo Sebrae de Ecoturismo https://ecoturismo.ms.sebrae.com.br/inspira-ecoturismo é referência indispensável para o empreendedor interessado em atuar com o turismo de aventura. A iniciativa dedica-se à produção e disseminação de conteúdos voltados para ajudar diversas pessoas físicas e jurídicas do setor de turismo na implantação de ações que contribuam com a sustentabilidade dos destinos turísticos brasileiros.



Rôgga inova e lança plataforma de e-learning gamificada Anterior

Rôgga inova e lança plataforma de e-learning gamificada

São Francisco do Sul visa projetos de Inovação tecnológica como Inovaparq de Joinville Próximo

São Francisco do Sul visa projetos de Inovação tecnológica como Inovaparq de Joinville

Deixe seu comentário