Summit Cidades reúne mais de 7.000 participantes no primeiro dia de evento

Com programação até quinta-feira (26), encontro promove grandes debates e conexões sobre inovação social, mobilidade, planejamento, política e legislação

Com mais de 7.000 participantes no primeiro dia, o Summit Cidades 2025 teve início nesta terça-feira (24), em Florianópolis, reunindo gestores públicos, lideranças, especialistas, empreendedores e representantes da sociedade civil de todo o país. O evento, realizado pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), em parceria com o Consórcio de Inovação na Gestão Pública (Ciga), o Consórcio Interfederativo Santa Catarina (Cincatarina), entre outras instituições, segue até quinta-feira (26) e se consolida como um dos maiores encontros sobre cidades inteligentes e inovação pública da América Latina e o maior do segmento no Brasil.
Mais de 200 atrações mobilizaram os participantes em 15 experiências simultâneas – outras 400 são esperadas para os próximos dias do evento. De acordo com o CEO do Summit Cidades e superintendente da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), Marcelino Ito, a qualidade dos palestrantes e a importância dos temas mobiliza mais participantes a cada ano. “É nas cidades que os desafios se apresentam – e é nas cidades que surgem muitas das soluções. Conectar gestores e especialistas para essa troca de conhecimentos gera conteúdos e resultados muito ricos, que podem transformar realidades nos municípios”, declarou Marcelino.
Uma das palestras mais aguardadas do evento, do ex-presidente da República Michel Temer, atraiu centenas de participantes e lotou todos os palcos simultâneos do Summit Cidades. Recebido com grande expectativa por autoridades, prefeitos, gestores públicos e especialistas de todo o país, ele abordou o tema "A Constituição Federal e o Brasil de hoje". Em sua fala, destacou o papel central dos municípios no pacto federativo e defendeu uma maior descentralização de recursos e responsabilidades. “São os municípios que fortalecem o Estado, e o Estado que fortalece a União. Essa é a verdadeira concepção federativa. A origem dos Estados e da União está na figura do município”, afirmou.

Tecnologia e inovação no centro da gestão pública

Outro destaque do primeiro dia do Summit Cidades foi o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, que apresentou o painel “Espírito Santo Digital: Governo que Inova, Estado que Avança”. Ele explicou como a tecnologia tem sido uma aliada fundamental para melhorar a prestação de serviços públicos e transformar a vida da população.
Segundo Casagrande, o estado tem investido em soluções digitais para oferecer cerca de 600 serviços à população, dos quais mais de 250 já estão totalmente digitalizados. Uma das plataformas criadas permite que os cidadãos tenham uma conta personalizada e possam acessar o que precisam por texto ou voz, com o auxílio de inteligência artificial.

Na área da saúde, o governador falou sobre o impacto da telemedicina, com salas de atendimento nos 78 municípios capixabas e mais de 16 especialidades médicas, o que reduziu significativamente a necessidade de deslocamentos. Na segurança pública, a tecnologia também tem feito a diferença com o uso de reconhecimento facial, biometria digital e um cerco inteligente com mais de 1.500 câmeras. Para Casagrande, essas ações ajudaram a reduzir os índices de criminalidade — os homicídios caíram de 2.000 em 2011 para 852 em 2024. “A tecnologia nos ofertou essa oportunidade de transformar e salvar vidas”, disse.
Escuta ativa e responsabilidade na gestão pública
No Palco Fepese, o painel “Compromisso com as Cidades: Diálogo, Escuta e Responsabilidade Pública” marcou a abertura oficial da 5ª edição do Summit Cidades. O prefeito de Florianópolis e presidente da Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM), Topázio Neto, mediou o encontro que reuniu importantes autoridades, como o governador em exercício e presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Francisco Oliveira Neto; o presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado Padre Pedro Baldissera; a procuradora-geral de Justiça do Estado, Vanessa Cavallazzi, e o conselheiro substituto do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina e relator temático da Educação, Gerson dos Santos Sicca.
Em debate, a importância da escuta ativa como ferramenta essencial para qualificar as políticas públicas nos municípios. “O Summit Cidades, que reúne tantas pessoas, é a prova de que os gestores estão comprometidos com a qualificação dos serviços públicos. É na cidade que surgem as demandas do dia a dia”, concluiu Topázio.
Concessões e permissões em debate no LicitaCin
O prefeito também esteve no palco do LicitaCin para falar sobre a importância de modernizar a gestão dos espaços públicos por meio de concessões e permissões com contrapartidas. Acompanhado da secretária municipal de Licitações, Contratos e Parcerias de Florianópolis, Katherine Schreiner, Topázio detalhou o passo a passo necessário para viabilizar juridicamente o uso desses espaços e exemplos de permissões já realizadas — como o carnaval de rua e os quiosques de praia — e concessões em andamento, como o CentroSul, a Passarela Nego Quirido e o Mirante da Lagoa. O novo modelo visa dar uso adequado a imóveis ociosos, evitar fraudes e garantir retorno econômico e social à cidade.

Gestoras públicas em evidência
A força e a relevância da liderança feminina na gestão pública foram destacadas em cases de sucesso apresentados no evento. No Palco Fepese, Marcilei Vignatti — primeira mulher a presidir a União dos Vereadores de Santa Catarina (UVESC) em mais de 50 anos — e Juliana Pavan, prefeita de Balneário Camboriú, demonstraram como a atuação feminina pode fazer a diferença ao liderar com visão estratégica, compromisso social e foco no desenvolvimento humano.
Ambas ressaltaram que, embora o avanço da presença feminina na política ainda seja lento, ocupar espaços de poder é um processo contínuo que exige determinação, resistência e coragem para defender convicções, mesmo diante de estruturas historicamente masculinas. A ideia é que o protagonismo de mulheres que vêm transformando seus municípios com coragem, sensibilidade e competência inspirem outras lideranças.

Tendências do marketing político
O Compol Brasil 2025, realizado dentro do Summit Cidades, abordou as transformações na comunicação política e as tendências do mercado brasileiro. Com três palcos simultâneos, o evento reuniu grandes nomes do marketing político para debater temas como o uso da inteligência artificial, polarização, comportamento do eleitor e estratégias digitais. Palestrantes como Guto Araújo, Juarez Gomes, Rodrigo Gouvêa, Márcia Castro, Darlan Campos, Felipe Soutello e muitos outros especialistas trouxeram reflexões sobre criatividade, responsabilidade profissional e os desafios contemporâneos da democracia.

Prêmio Pata Dourada
O Summit Cidades foi homenageado com o prêmio Pata Dourada, concedido pela Associação Irmãos DAMF Animais de Assistência e Terapia. A premiação foi entregue ao presidente da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), Mauro Fiuza. A associação atua na promoção e garantia de direitos das pessoas com deficiência, além de lutar pela consolidação da Lei do Cão-Guia no Brasil.

Criação de Frente Parlamentar sobre Desenvolvimento Urbano marca o segundo dia do Summit Cidades Anterior

Criação de Frente Parlamentar sobre Desenvolvimento Urbano marca o segundo dia do Summit Cidades

Porto Itapoá Lidera Sustentabilidade Portuária no Brasil com Investimento em Frota Elétrica e Certificação Verde Próximo

Porto Itapoá Lidera Sustentabilidade Portuária no Brasil com Investimento em Frota Elétrica e Certificação Verde

Deixe seu comentário