Economia

Ministério Público Federal defende solução para situação de abandono das linhas férreas

Em vídeo do MPF, a reportagem fala sobre a falta de manutenção dos trilhos da linha férrea pela operadora Rumo. No Mapa ferroviário de Santa Catarina, as linhas verdes indicam os trechos administrados pela operadora RUMO que transportam principalmente grãos até o Porto de São Francisco do Sul, o único com linha férrea. Para o Porto manter a maior movimentação de cargas do estado, a competitividade precisa andar melhor nos trilhos.

A situação precária da ferrovia Malha Sul causa prejuízo aos consumidores em Santa Catarina. Além do aumento no número de acidentes em diversos trechos, o abandono da linha férrea tem gerado atraso nas operações. O Ministério Público Federal (MPF) trabalha para garantir que a empresa cumpra o contrato e melhore as condições da prestação do serviço.

Veja o vídeo: https:https://youtu.be/G2W454SRiaA

Segundo Diego Enke, presidente da SCPar Porto São Francisco do Sul, com a manutenções há possibilidade de duplicar ou mais as operações de vagões.  

"Também existe a possibilidade com a nova concessão da Rumo, dos 80 vagões que recebemos diariamente, potencializando para 250 vagões diários, o que poderia duplicar a operação de vagões aqui em nosso Porto de São Francisco do Sul. Diminuindo a logística, de frete, porque a taxa é menor na ferrovia do que a rodovia" disse Diego Enke, presidente da SCPar Porto São Francisco do Sul.

Mas a margem que vai da estrada até o Porto, trechos da linha férrea, e vagões ainda com o nome da antiga operadora, parecem abandonados.

A malha Sul tem quase 7.200 quilômetros, corresponde a extensão da antiga da rede ferroviária da região sul do estado. Dados divulgados pelo Ministério Público Federal de Santa Catarina (MPF-SC). Desse total 4.175 quilômetros estão abandonados e sem trafego desde 2014. Os trechos em uso, mais da metade foram classificados como estado ruim de conservações. Apenas quatro deles foram considerados bons ou regulares. Para a ANTT são resultadas das progressivas reduções das rondas de manutenção, até o completo abandono das linhas.

"Expedi uma recomendação para que a Rumo Malha Sul cumpra efetivamente os termos do contrato de concessão da malha ferroviária no estado de Santa Catarina, dois: firmar um termo de ajuste de conduta para que ela cumpra aquilo que não está efetivando, o que não está cumprindo, e terceiro: outra medida é a propositura de uma ação civil pública levando ao judiciário o conhecimento desse descumprimento e requerendo medidas e a condenação da empresa para que cumpra o contrato firmado o poder concedente", disse Carlos Augusto de Amorim Dutra Procurador da república SC

Sem manutenção os trens perdem velocidade devido ao risco de acidentes. "A carga demora uma semana, ou uma semana e meia para atingir o centro consumidor, enquanto o caminhão leva no máximo dois dias. A volta de ter a manutenção é importantíssima para a malha ferroviária catarinense" disse Silvio dos Santos, professor da UFSC

Texto em vídeo repórter Delamar Gularte .


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