TURISMO

Grupo apresenta Caminhos do Peabiru na Assembleia Legislativa

Uma comissão de Joinville e Garuva apresentou, na Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira, 12, o Projeto Integração Turística Caminhos do Peabiru. O grupo ainda expôs o projeto para a Santur e para deputados federais. Caminhos do Peabiru é uma trilha primitiva que liga os antigos povos Inca, no Peru, do Oceano Pacífico ao Atlântico.

O deputado Sargento Lima (PL), que pediu à Comissão de Turismo o espaço para a apresentação, disse que é projeto é uma oportunidade para atrair turistas para Santa Catarina, gerando emprego e renda de forma eficiente e limpa. "Este caminho já existia no século 16, quando conquistadores, como Aleixo Garcia, chegaram ao Estado. Tem mais de 3 mil quilômetros de extensão, e a construção obedece a normas: tem em torno de 1,80 metro de largura e sistema de drenagem".

Conforme o engenheiro civil Ricardo Tiburtius, que pesquisa o tema, estas características eliminam a possibilidade de ser um traçado colonial. Segundo ele, os caminhos por onde passavam gado e cavalos, eram mais largos.

Para o secretário municipal de Turismo de Garuva, Gilsemar Mett, essas reuniões servem para alavancar o projeto. Ele descreveu aos deputados trechos do Peabiru em SC, como o trajeto no Monte Crista, onde são encontrados elementos primitivos, como a trilha e megalitos, que são grandes blocos de pedra que serviram para os indígenas demarcarem o local e também para demonstrar poder.

ESFERA FEDERAL

No dia 7 de julho, pesquisadores, historiadores, gestores públicos e parlamentares paranaenses e catarinenses, debateram também sobre o um projeto de integração para a exploração turística dos Caminhos de Peabiru em audiência pública na Câmara dos Deputados,  O objetivo é impulsionar o turismo nos munícipios e nos estados cortados por essa rota histórica, possibilitando divulgar esse patrimônio entre os destinos que Ministério do Turismo promove em nível nacional e internacional.

Na audiência foi explanado sobre o Caminho de Peabiru:

Esse histórico traçado, utilizado inicialmente pelos indígenas, principalmente os guaranis, foi utilizado desde o século XVI percorrendo os territórios dos estados de Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, e do Paraguai, Bolívia e Peru. A rede de caminhos que cortava a América do Sul, partindo do Oceano Atlântico e seguindo até os Andes, somava uma rota de mais de três mil quilômetros de trilha.

O Paraná contribuiu nesse debate com a participação do deputado federal Rubens Bueno (Cidadania-PR); do coordenador do Projeto Caminhos de Peabiru do Governo do Estado, Arleto Rocha; do presidente da Câmara Municipal de Peabiru, vereador José Valentim Rodrigues, o Jarrão; do coordenador de Turismo da prefeitura de Peabiru, Juliano Scarabel; e do historiador Washington Luiz.

Na audiência, Rubens Bueno, que é autor do projeto (PL 1696/2022) que reconhece os Caminhos de Peabiru como Manifestação da Cultura Nacional, destacou o enorme potencial turístico dessa rota histórica. "É um roteiro ecológico, que não provoca qualquer tipo de poluição ambiental. Além de ser um turismo histórico, pois todo esse caminho ainda está muito ativo na memória da população, mas é pouco explorado e incentivado para que se torne mais um atrativo para a geração de emprego e renda", disse o deputado.

Também foram ouvidos na audiência, presidida pelo deputado Rodrigo Coelho (Pode-SC), a coordenadora de Posicionamento de Produtos Turísticos do Ministério do Turismo, Fabiana de Melo Oliveira; o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina, Henrique Matos Maciel; a gerente de Turismo da Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville, Vanessa Venzke Falk; o vereador de Joinville Henrique Deckmann; o secretário de Inovação, Comunicação e Turismo de Garuva, Gilsemar Mett; a pesquisadora Rosangela Martins Carrara; o pesquisador Ricardo Tiburtius Logullo e o representante da Empresa Brasil Primitivo, André Rockenbach.

(Informação acrescentada com Texto de Site: https://crn1.com.br/2022/07/camara-federal-debate-projeto-de-integracao-dos-caminhos-de-peabiru-video/

UniSENAI Digital tem cursos de graduação e pós em todo o país Anterior

UniSENAI Digital tem cursos de graduação e pós em todo o país

CNI projeta crescimento de 1,4% para o PIB em 2022 Próximo

CNI projeta crescimento de 1,4% para o PIB em 2022

Deixe seu comentário