EMPREENDEDORISMO

Fundação Empreender homenageia personagens marcantes da entidade

A história viva de uma entidade com três décadas e a força do empreendedorismo catarinense estiveram presentes na noite desta terça-feira (8), em Joinville, para a comemoração dos 30 anos da Fundação Empreender. O presidente da entidade, Jonny Zulauf, destacou que não existe empreendedorismo sem incentivo e sem união.

“O conhecimento, o trabalho em conjunto e o investimento em educação são postos-chaves de atuação da Fundação Empreender, e que são comemoradas neste evento que tem como essência o associativismo”.

Foi com uma comemoração festiva e reservada realizada na casa de eventos Indaiá, que personalidades do associativismo catarinense, entidades, instituições parceiras e pessoas que fizeram história na Fundação Empreender foram homenageadas. O evento também contou com a presença do prefeito de Joinville, Adriano Silva.

O fundador da Fundação Empreender, o senador José Henrique Carneiro de Loyola, que acaba de completar 90 anos, destacou que o mais importante na vida é o ensino. “Enquanto não mudarmos, e a educação não for prioridade, o Brasil não vai mudar”. Foi por isso que há 30 anos nasceu a Fundação Empreender.

30 anos de trajetória com foco no empreendedorismo, no desenvolvimento de empresas catarinenses com destaque para internacionalização, gestão e vivência empresarial e sucessão, esta é a história da Fundação Empreender, entidade catarinense, braço técnico da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc). O evento ainda contou com a presença dos ex-presidentes da Fundação Empreender, que foram homenageados, das Associações Empresariais fundadoras, a Acib de Blumenau, Acij de Joinville e a AciBr de Brusque que tiveram sua atuação reconhecida. O evento reuniu também empresários de todo o estado que contribuíram e contribuem para a trajetória da entidade.

Responsável por trazer ao Brasil uma das metodologias mais inovadoras no desenvolvimento das micro e pequenas empresas, a Fundação Empreender deu o pontapé inicial para o nascimento do Programa Empreender, programa catarinense que hoje está em todo o Brasil e em diversos países.

Desde seu surgimento, a Fundação atua no desenvolvimento das empresas “Era necessário aumentar a troca de conhecimento, visando auxiliar o seu desenvolvimento técnico e estrutural. Assim nasceu a Fundação Empreender”, explica Jonny Zulauf, presidente da Fundação Empreender. As Associações Empresariais de Brusque, Joinville e Blumenau intermediaram, junto ao Governo Alemão, um programa de cooperação econômica destinado à América do Sul, no qual o BMZ (Ministério de Cooperação Econômica e Desenvolvimento) e a HWK (Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera) trabalharam juntos para viabilizar a participação brasileira.

"A necessidade constante da aprendizagem profissional exige do poder público e privado investir initerruptamente no conhecimento", comentou a diretora de relações pública da Adjori/SC, Margaret Paim de Oliveira. Além disso, Margaret apresenta sua visão sobre os 30 anos da Fundação Empreender. "Essa consciência está clara quando nos deparamos com projetos de excelência como a Fundação Empreender, que há 30 anos está no mercado catarinense contribuindo para o sucesso do Estado na referencia da industrialização e tecnicidade de nossas empresas, uma visão conjunta com o protagonismo alemão, que trouxeram ao Brasil este projeto de sucesso".

PGVE
O Programa de Gestão e Vivência Empresarial também contou com homenagens durante o evento. Foram destacadas a atuação das associações pioneiras do Programa, a Aciag de Guaramirim, a Acirs de Rio do Sul e a Acij de Joinville. O programa busca transformar a associação em uma universidade corporativa, através da capacitação dos associados com todo o conhecimento necessário para alavancar os resultados dos seus negócios. Desde o início, já capacitou mais de 3,2 mil empresários em Santa Catarina. De 2011 a 2022, foram 65 turmas em 30 cidades catarinenses. O PGVE é considerado o maior programa da área no estado com foco voltado para quem atua no dia-a-dia das empresas. Os participantes além de ter capacitação teórica com professores renomados do país, ainda podem vivenciar a rotina de grandes empresários do estado. Qualquer empresa interessada em melhorar a qualidade na gestão pode participar.

Ainda foram homenageados a Unisociesc pela parceria na parte docente do programa, o membro do conselho Superior e ex-presidente da Facisc, Alaor Tissot, um dos grandes incentivadores da inciativa e a família do professor Pedro Paulo Pamplona, pela contribuição que ele deu ao Programa.


Joinville está entre as 10 Cidades Amigas do 5G no Brasil Anterior

Joinville está entre as 10 Cidades Amigas do 5G no Brasil

Exercício simulado no complexo portuário acontece até sexta-feira (11) Próximo

Exercício simulado no complexo portuário acontece até sexta-feira (11)

Deixe seu comentário