Executivos da BMW apresentam empresa à ACIJ e inovação tecnológica é destaque

  • Foto ACIJ -

Ontem (6), executivos da BMW Group realizaram sua primeira apresentação oficial de toda estrutura e funcionamento da empresa, agora como associada à Associação Empresarial de Joinville

Com a expectativa continua de expansão das instalações e produção, podendo fabricar mais de 100 mil veículos por ano, de acordo com Gerard Degen, presidente da BMW de Araquari, a empresa finaliza os investimentos em tecnologia para construção de carrocerias e pintura em setembro, fechando o ciclo para a fabricação dos cinco modelos previstos.

Em nove meses de instalação da fábrica a montadora já produziu 8,5 mil carros com previsão para 15 mil até fim do ano. A Empresa BMW tem 450 colaboradores oriundos da região de Joinville, Jaraguá e Araquari e, mais 250 funcionários em São Paulo e Manaus.

Nas estratégias de inovações da empresa, focada em fornecimento de produtos de qualidade premium, vem desenvolvendo tecnologias para melhorar a mobilidade individual nas cidades com carros mais sustentáveis. Hoje existem no mercado carros elétricos com tecnologia a hidrogênio, como exemplo, o modelo BMW i8, um veículo superesportivo, híbrido, que vai de 0 à 100km em 4s e faz 47km por segundo.

Ricardo Santin, diretor da empresa, trouxe fotos e vídeos, inéditos, do processo de produção e das inovações em carrocerias e pintura, hoje em fase de testes, com início de produção para setembro deste ano.

 

História

“A BMW não é uma empresa que produz automóvel e sim, uma empresa que começou produzindo inovação”.

Apresentar a empresa BMW de Araquari sem contar sua história é praticamente impossível para uma empresa que está inserida no mercado mundial há 99 anos e tem sua história moldada em estratégias inovadoras – comemora 100 anos em seis de março de 2016.

De acordo com Wlademir Mello, gerente de Comunicação Corporativa, a empresa centenária global, não começou construindo carros e, sim, motores para avião. Seu primeiro produto, o BMW 3. “Até hoje a logomarca é uma hélice com cores azul que remete ao céu” diz Mello.

A motocicleta RTT2 foi o segundo produto da empresa fabricado em 1923. E, em 1928 após comprar uma montadora alemã, lança seu primeiro carro –BMW 3/15 OS em 1929.

No país, a BMW está desde 1955 e, a partir de 1995, como BMW Group. Em Santa Catarina, especificamente em Araquari, após assinatura de compromisso com o governo brasileiro em 2012, definitivamente decide investir pesadamente no Brasil, tendo seu 1º veículo fabricado em solo nacional, datado em setembro de 2014. A BMW em Araquari é a primeira fábrica de automóveis BMW na América do Sul.

Com o objetivo estratégico de permanecer líder no fornecimento de produtos de qualidade premium e serviços de mobilidade individual, a BMW está atenta as demandas da sociedade como afirma Wlademir Mello.  

“Se olharmos os grandes centros, as grandes cidades, a forma como a questão do transporte é crítica na vida das pessoas, a BMW quer mais que produzir veículos, quer desenvolver tecnologias e soluções que venham atender necessidades especificas de mobilidade”, diz Mello.

Para ele, desde as formas de propulsão – como os atuais combustíveis fósseis, há alternativas como os veículos elétricos, a combustão hidrogênio. “Existe uma gama enorme de soluções e ideias que são pensadas e planejadas, quando introduzimos um produto no mercado”.

Olhando para frente, a BMW tem uma estratégia de atuação global intitulada de NUMBER ONE – número um.

O objetivo é fazer esta transição e continuar trabalhando com produtos e demandas voltadas aos motores convencionais, mas torná-lo mais eficientes, inovadores em tecnologia. Como já citado, o modelo BMW i8, um veículo superesportivo, híbrido que vai de 0 à 100km em 4s e faz 47km por segundo. Um produto já comercializado no Brasil. 

Viaduto para Araquari na pauta do governador e da BMW em Brasília Anterior

Viaduto para Araquari na pauta do governador e da BMW em Brasília

Medo de perder emprego aumenta entre brasileiros Próximo

Medo de perder emprego aumenta entre brasileiros

Deixe seu comentário