Acredicoop orienta como organizar seu orçamento familiar

Todo início de ano a maioria das pessoas têm o hábito de estabelecer suas metas para os 12 meses seguintes. Para muitos, um dos objetivos anuais é cuidar melhor do orçamento familiar. Um orçamento planejado ajuda a família a manter as contas em ordem e cria oportunidade para fazer investimentos ou realizar outros sonhos. Com grande experiência no segmento financeiro, Zenilde L. Osório, Diretora de Operações da Acredicoop, apresenta orientações sobre como organizar um orçamento familiar.

“Quem planeja o orçamento evita o gasto com taxas e juros por atraso e pode identificar despesas desnecessárias, economizando em itens que não sejam essenciais. Ao fazer esta economia, a família consegue criar uma reserva financeira, que pode ser transformada em um investimento ou utilizada para fazer uma viajem de férias ou para dar entrada na compra de um bem de maior valor”, afirma Zenilde.
Para montar o orçamento familiar, o primeiro passo é reunir os membros da família e conversar sobre a importância deste planejamento. Isso é necessário para que o orçamento que vai ser elaborado seja conhecido e seguido por todos. “Depois de obter o comprometimento da família com a ideia de um orçamento anual, é preciso fazer um diagnóstico da situação atual”, explica a especialista.
Zenilde destaca que para isso é preciso identificar todas as fontes de renda da família, como salário, 13º, renda extra e aplicações. “Somadas as receitas, é momento de anotar os gastos fixos – tanto os mensais, como as contas de água, luz, celular, aluguel, condomínio e valores de alimentação, como os variáveis, que incluem material escolar, roupas e lazer”. Com os números em mãos, é hora de definir se o orçamento familiar será acompanhado em cadernos ou planilhas e ou com uso da tecnologia, especialmente aplicativos.
“Com o conhecimento dos números a família pode comparar o volume total das receitas e despesas do período e fazer uma média mensal de quanto pode ser economizado se forem repensados alguns hábitos de consumo ou mesmo substituídos alguns produtos ou serviços por outros de menor valor”, explica Zenilde. Após todo este processo, o acompanhamento dos gastos e ganhos deve ser feito de forma rigorosa para gerar os recursos que serão destinados à investimentos ou na realização de outros sonhos de consumo.
EAD Gestão de Finanças Pessoais
Quem quiser obter informações adicionais sobre orçamento familiar ou refletir sobre seus comportamentos em relação ao dinheiro, melhorando as decisões financeiras, tem uma opção de curso à distância gratuito oferecida pelo Sistema Ailos – do qual participa a Acredicoop.
Basta acessar a plataforma progrid.coop.br e procurar pelo curso Gestão de Finanças Pessoais. O conteúdo do curso foi inspirado em material do Banco Central do Brasil elaborado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo.

Santander abre vagas para São Francisco do Sul Anterior

Santander abre vagas para São Francisco do Sul

Porto de São Francisco do Sul tem novo presidente Próximo

Porto de São Francisco do Sul tem novo presidente

Deixe seu comentário