Ossos exigem cuidados com o passar dos anos

Exercícios são fundamentais para evitar a perda de material ósseo na fase idosa

A estrutura óssea é responsável pela sustentação, proteção, movimentação e produção de células sanguíneas e reservatórios de sais minerais, como cálcio e fósforo. Por isso, cuidar da saúde dos ossos é muito necessário para uma boa qualidade de vida.
É muito importante saber como prevenir doenças, como a osteoporose, que causa a perda progressiva da massa óssea, comprometendo a sustentabilidade do corpo e movimentação
O ortopedista do Hospital Dona Helena, Guilherme Augusto Stirma, explica que com o passar dos anos é natural haver um aumento da fragilidade dessas estruturas, a partir do envelhecimento do corpo.
Os exercícios físicos, voltados para o fortalecimento da massa muscular, ajudam na proteção óssea e na prevenção de fraturas.
O médico destaca que alguns exames captam o desgaste dos ossos. Caso o paciente não tenha um diagnóstico precoce, ele pode sofrer consequências relacionadas à osteoporose, doença que fragiliza os ossos.
“Com o envelhecimento, é importante fazer exames para saber como está a estrutura óssea e fazer um tratamento. A osteoporose é uma doença silenciosa, que exige uma necessidade de prevenção e de cautela, que só vai dar sintomas quando tiver a consequência de uma fratura, por exemplo”, detalha o doutor Stirma.
O médico também destaca que, além de atividades físicas, uma alimentação adequada e evitar excessos são primordiais para cuidar da saúde óssea.
Stitrma sugere o consumo de alimentos com vitamina D e ricos em cálcio, além de tomar sol diariamente, por pelo menos dez minutos, para ajudar na prevenção de doenças que fragilizam a estrutura óssea.

Escola de Teatro Bolshoi comemora 25 anos com estreia do clássico Lago dos Cisnes Anterior

Escola de Teatro Bolshoi comemora 25 anos com estreia do clássico Lago dos Cisnes

Secretaria Estadual do Meio Ambiente orienta sobre cuidados com os animais de rua e pets durante o calor intenso Próximo

Secretaria Estadual do Meio Ambiente orienta sobre cuidados com os animais de rua e pets durante o calor intenso

Deixe seu comentário