CREA e SEBRAE buscam acelerar o crescimento das pequenas empresas

Para fortalecer as micro e pequenas empresas e ampliar a produtividade e a lucratividade, o Sebrae/SC formalizou parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC). Dois programas estão à disposição dos profissionais: Desvendando Negócios e CREA Acelera. Essas iniciativas foram apresentadas, na última semana, durante encontro de capacitação no auditório da Inspetoria Regional de Chapecó, no oeste catarinense.

O analista de negócios do Sebrae/SC, Arildo Jacobus, explicou que antes de propor algumas soluções ou de discutir as dores dessa classe profissional o Sebrae entrevistou mais de 3 mil profissionais. “A pesquisa trouxe à tona o conflito entre o perfil técnico e a execução gerencial da empresa. E, a partir dessa constatação aprofundamos as necessidades e, juntamente com o CREA, definimos algumas soluções que estão disponíveis em todo o território catarinense”, reforçou.

Jacobus antecipou que esses programas representam o início de uma parceria ainda maior entre as entidades. “Para o biênio 2024/2025 o Sebrae/SC disponibilizará um programa estadual para fomentar a construção civil. O CREA será nosso parceiro para que possamos fazer ações potencializando os resultados e atendendo as necessidades do setor na área gerencial”, comentou ao reforçar que o Sebrae/SC também auxilia na implantação, modulação ou em projetos-pilotos feitos na metodologia BIM.

De acordo com a engenheira civil e assessora de apoio às instituições de ensino do CREA-SC, Caroline Burtet, as demandas levantadas pelos profissionais fogem da área técnica e direcionam para a gestão empresarial. “Por isso, essa parceria será tão benéfica para nosso segmento. A primeira capacitação já está prevista para o dia 17 de agosto. Para participar basta acessar a plataforma da Universidade Corporativa do CREA-SC (UNICREA) e fazer a inscrição. No mesmo local o profissional pode acompanhar as temáticas e datas previstas dos cursos com descontos de até 80%”.

Caroline reforçou que as soluções são voltadas para micro e pequenos negócios, pois tem como objetivo acelerar o crescimento e a competitividade no mercado de trabalho. “Os profissionais têm à disposição um caminho de soluções para que sejam aplicadas nas empresas, que inicia pelo diagnóstico empresarial e prossegue com acompanhado das duas entidades”, destacou.

O presidente do CREA-SC, Carlos Alberto Kita Xavier, enalteceu que a entidade tem intensificado as entregas para o setor. “Transformaremos nossas inspetorias regionais em uma casa do profissional, com a oferta de todo o suporte necessário para que ele possa fazer suas reuniões e executar seu trabalho. Também buscamos benefícios para os acadêmicos de engenharia, agronomia e geociência. Então, todos os dias trabalhamos para valorizar nossos profissionais”, finalizou.

Conheça os programas

O “Desvendando Negócios: construindo um engenheiro de sucesso” fornece aos profissionais da engenharia habilidades e conhecimentos necessários para iniciar, gerenciar e ter sucesso em seus empreendimentos. A iniciativa foi projetada para contribuir com a identificação de oportunidades de negócios, desenvolvimento de planos de negócios sólidos e compreensão de aspectos financeiros e de marketing de uma empresa.

A intenção é desenvolver habilidades empresariais, estimular a inovação, fomentar o espírito empreendedor, promover conexões e networking e apoiar o desenvolvimento de planos de negócios. Entre as temáticas disponíveis para capacitação estão: liderança e resiliência, gestão empresarial integrada para engenheiros, formação do preço de venda, gestão de marketing, técnicas de venda, como elaborar um plano de negócios e estrutura de contratos.

O “CREA Acelera” é voltado às empresas que buscam aumentar a produtividade, a lucratividade e as vantagens competitivas perante o mercado. O programa auxilia na identificação de pontos de melhoria e oportunidades de crescimento, por meio da análise do desempenho financeiro, operacional e mercadológico. Com base nessas informações é possível definir metas claras para aprimorar a performance.

Entre os serviços subsidiados pelo Sebrae/SC estão:  diagnóstico empresarial em cinco áreas – processos, pessoas, mercado, planejamento e finanças –, consultoria on-line na área de finanças, consultorias tecnológicas para melhorar processos, serviços ou produtos nas áreas de design, desenvolvimento tecnológico, produção e qualidade e sustentabilidade, melhorias da gestão para maior produtividade, aumento do faturamento e redução de custos.



Destaques da música joinvilense se apresentam domingo no Cemitério do Imigrante Anterior

Destaques da música joinvilense se apresentam domingo no Cemitério do Imigrante

STF proíbe tese de legítima defesa da honra em casos de feminicídio Próximo

STF proíbe tese de legítima defesa da honra em casos de feminicídio

Deixe seu comentário