A resposta do Estado ao crime

Governo de SC acionou as forças de segurança e promoveu orientação aos gestores escolares. A Alesc inicia debate para evitar novas tragédias

Após assistir, durante décadas, a defesa veemente da liberação das drogas, o afrouxamento das leis penais, a vitimização de bandidos e a criminalização da polícia, a sociedade brasileira se chocou com a tragédia ocorrida em Blumenau, no dia 5 deste mês. Um homem entrou em uma creche do município e assassinou quatro crianças, com idade entre 4 e 7 anos, e feriu outras cinco. O criminoso, usuário de cocaína, tinha sete passagens pela polícia.

Consternado, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, se deslocou de Florianópolis para Blumenau assim que foi informado
sobre a tragédia. “É um momento de muita dor para Santa Catarina, para o Brasil”, lamentou O autor dos fatos se entregou na guarda do 10º Batalhão de Polícia Militar, sendo preso e encaminhado à delegacia de Polícia Civil, que diz se tratar de um caso isolado, sem ligação com grupos em redes sociais.
Providências
A Polícia Militar de Santa Catarina informou que no mesmo dia do atentado colocou em serviço as 19 viaturas entregues à região de Blumenau, além de todo o seu efetivo do 10º Batalhão de PM (BPM), tendo como prioridade atender e guardar as escolas. Estão
previstas outras ações de inteligência, com a ajuda das demais forças de Segurança e dos BPMs da região, além do aumento do efetivo policial.
Orientações
Para orientar os gestores sobre o protocolo de segurança e o acolhimento de professores e estudantes, a Secretaria de Educação estadual participou de uma reunião promovida pelo município de Blumenau, na mesma quarta-feira, 5. Participaram também representantes das polícias Militar, Civil e Científica, Ministério Público, e psicólogo. O apoio psicológico será intensificado em toda a rede no município.
A secretária Adjunta da Educação, Patrícia Lueders, destacou a importância do diálogo dos gestores com professores, estudantes e suas famílias neste momento. A Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família (SAS) está em contato permanente com o município de Blumenau desde o dia da tragédia e à disposição para prestar todo o apoio necessário, inclusive, com suporte técnico
para os profissionais de Serviço Social que atuam diretamente com a comunidade envolvida. Segundo informou a Secretaria, nos próximos dias serão realizados acompanhamento e visitas domiciliares para apoio emocional a todas as famílias que perderam os filhos no ataque.
Alesc
Uma série de projetos de lei (PLs) com o objetivo de propor soluções legislativas para evitar novas tragédias começam a ser apresentados pelos deputados catarinenses.
Esta semana, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro de Nadal (MDB), vai se reunir com os líderes das bancadas e dos blocos do Parlamento para tratar de ações legislativas relativas ao tema. Segurança profissional armada, câmeras internas e externas, treinamento e capacitação em segurança vão entrar na pauta.
União
O governo federal anunciou a disponibilização de R$ 150 milhões para os municípios providenciarem ronda policial em torno das escolas públicas. Caso todas as 5.568 prefeituras busquem receber os recursos financeiros, caberá a cada uma delas menos de R$ 27 mil.
O Ministério da Educação também criou um grupo de trabalho interministerial para propor soluções, no prazo de 90 dias.

Saúde Estadual reforça conscientização e compreensão da doença degenerativa Anterior

Saúde Estadual reforça conscientização e compreensão da doença degenerativa

Comissão vai debater com governo prevenção à violência nas escolas Próximo

Comissão vai debater com governo prevenção à violência nas escolas

Deixe seu comentário