Audiovisual

Documentário sobre o fechamento do Canal do Linguado terá sessão de cinema gratuita

  • Divulgação - Motivos e consequências sociais, econômicas e ambientais do fechamento do Canal do Linguado são abordados no filme

Depois da estreia, em janeiro, em unidades do CRAS, CEU Aventureiro e na Amorabi, o documentário "Canal do Linguado" volta a ser exibido, desta vez na tela grande. Nesta quinta-feira (29), o filme de Maicon Aloncio - que aborda os motivos e as consequências do fechamento do Canal do Linguado, na Baía da Babitonga - ganha sessão gratuita no GNC Cinemas do Garten Shopping às 10h.

O fechamento do canal, em 1935, que substituiu a ponte pivotante de 1909, impactou enormemente a região. O documentário explora desde a formação geológica da baía até as razões comerciais do fechamento e as consequências contemporâneas dessa decisão, analisando aspectos históricos, culturais, ambientais e sociais, incluindo a vida dos povos originários e a evolução das cidades.
Com fartura de imagens, documentos e entrevistas, filme - produzido com recursos do Simdec via mecenato - ainda desmistifica a controversa alegação de influência nazista no fechamento, focando nas verdadeiras motivações. É destacado o projeto Pro Babitonga, do Ministério Público, a tentativa frustrada de reabertura em 2001 e os estudos contemporâneos na baía, examinando sedimentos e avaliando os impactos potenciais de diferentes cenários de abertura do canal.
“A escolha do tema foi motivada por conta da riqueza histórica presente na obra, desde a vida dos povos originários até as motivações do fechamento do canal, apresentando uma oportunidade de entender melhor a comunidade local, além das riquezas naturais presentes na região da Baía Babitonga e a importância da preservação desse ecossistema”, afirma o diretor Maicon Aloncio.
O Garten Shopping foi escolhido como local de lançamento por seu comprometimento  direto no  desenvolvimento da cultura de Joinville. “Sendo um palco de atrações regionais, para mim faz total sentido realizar a premiére de um projeto que terá um impacto cultural e social de extrema importância para Santa Catarina no Garten Shopping. Isso permite o encontro tanto dos que utilizam o trecho do Linguado para se locomover diariamente quanto dos que vivem nos arredores do Canal do Linguado e da Baía Babitonga, tornando o lançamento especial e relevante, entrelaçando cada vida com a história do canal”, diz Aloncio, e ressalta a esperança de que o documentário contribua para orientar a comunidade para a questão do Canal do Linguado, despertando o interesse por sua própria história.

SOBRE O LINGUADO

O Canal do Linguado faz parte da Baía da Babitonga, sendo a ligação entre ela e o Oceano Atlântico e a separação da ilha de São Francisco do Sul do continente. Sua extensão é de aproximadamente 23 km, com largura média de 2 Km. O canal, no trecho lagunar sul, possui 22 ilhotas e a do Linguado (também chamada João Dias), com 4km de comprimento. Em 1935, o canal foi fechado por um aterro para permitir a passagem da estrada de ferro, o que resultou  numa série de problemas ambientais para a Baía da Babitonga. 


SERVIÇO:

O QUÊ: Exibição do documentário “Canal do Linguado”.
QUANDO: Quinta-feira, dia 29, às 10h.
ONDE: GNC Cinemas do Garten Shopping.
QUANTO: Gratuito.


Polícia Civil do Paraná deflagra operação simultânea contra organização criminosa ligada ao tráfico de animais silvestres em todo Brasil Anterior

Polícia Civil do Paraná deflagra operação simultânea contra organização criminosa ligada ao tráfico de animais silvestres em todo Brasil

Último fim de semana de fevereiro terá sol e chegada de frente fria com risco de chuva volumosa em algumas regiões Próximo

Último fim de semana de fevereiro terá sol e chegada de frente fria com risco de chuva volumosa em algumas regiões

Deixe seu comentário