Prefeitura de São Francisco do Sul publica edital para gestão do CBEA e reforça atendimento animal
Praticagem SF promove 1ª Clean Ocean Regatta PSF. O evento ocorreu na Baía Babitonga em São Francisco do Sul
No último sábado (20), a Praticagem São Francisco promoveu a 1ª Clean Ocean Regatta PSF, um evento diferente na cidade com a ideia de contribuir para o desenvolvimento das atividades náuticas na Baía Babitonga. Foram 13 veleiros inscritos na competição que contou com a organização da Flotilha Norte Catarinense de Veleiros de Oceano (FNCVO) e o apoio do Joinville Iate Clube (JIC).
A grande surpresa na competição foi o tempo, A chuva prevista não apareceu, e o vento e o sol ajudaram e muito para realização da etapa na praia do Paulas. Os 13 veleiros participantes estavam divididos em duas classes: uma era Bico-de-Proa, em que participam os barcos menos sofisticados, que não tem uma medição, e a outra é as RGS (Regra Geral Simplificada), em que participam os veleiros mais sofisticados e nela há três categorias A, B, C, todas divididas por tamanho.
O sócio-diretor do JIC, Günter O. Weber, destacou a participação do comandante Gaio na competição, antes de saber que ele ganharia como campeão, um resultado que ele já previa ser possível enquanto aguardava a premiação. "Desde o tempo que o comandante Castanho me convidou para ajudar um pouco nessa organização, eu me lembrei do comandante Gaio, que é um capitão de mar e guerra, nosso comandante da Capitania dos Portos, ele ex-colega de Colégio Naval do Marcio Pessoa e ele tripulou o veleiro chamado Navy Blue", relata.
O Capitão dos Portos de Santa Catarina, comandante Emerson Gaio Roberto, comentou que a Marinha apoiou o evento com uma embarcação que tornou a regata mais segura e auxiliou os velejadores na chegada. Como também participante e um dos campeões no ranking da FNCVO, comandante Gaio acha o evento de extrema importância. "Não tenho dúvidas que é extremamente importante um evento desse para que mais barcos possam fazer aqui a Baia Babitonga e aproveitar", conclui.
Em conversa com Roberto Castanho, diretor executivo da Praticagem SFS, é preciso um despertar para mentalidade voltada a prática náutica em nosso ambiente, a Baía Babitonga. Márcio Fausto, prático e também participante da regata, contou ao Jornal que a Praticagem pensa em fazer mais eventos parecidos na cidade. Para ele as regatas além de serem uma competição, são um momento de confraternização. "A gente tira nosso sustento do mar, então tudo que é relacionado ao mar, a natureza é a nossa praia. Regata eu particularmente gosto muito, quando eu era da Marinha, da escola naval, eu era da equipe de vela, então isso está no meu sangue, acho muito legal.", diz Fausto.
Já uma das poucas velejadoras femininas da competição, Marina Bruschi, que também trabalhou como coordenadora do Museu Nacional do Mar, conta que sempre incentiva mulheres a participarem do esporte e desses eventos. "É uma grande honra participar, até porque eu trabalhei muitos anos aqui em São Francisco do Sul, eu fiz questão de vir participar aqui dessa regata da Praticagem e eu sendo mulher também acredito que seja uma representação importante".
A atleta também administra um grupo chamado Ladies Go Sailing, que é exclusivamente feminino, para troca de experiência no mundo da navegação. Para participar dessa comunidade é preciso ter apenas afinidade com o mar, como exemplo, mulheres que se interessam por vela, motor, jet, sup, wind. "As mais experientes ajudam as que estão começando agora e as que ainda pretendem começar. Todas são aprendizes e todas ensinam", explica. "Então a importância de ter uma mulher nesse esporte, representando a classe, e eu incentivando também muitas delas poderem vir, acredito que seja até um chamariz para que mais mulheres possam vir a participar conosco".
Ranking da Regata Outubro FNCVO 2018 - Regata Praticagem São Francisco
Classe RGS A
Veleiros
1º kraken
2º Katana II
3º Azurro
Classe RGS B
Veleiros
1º Brasil 32
2º Catarina
3º JackDawn
Classe RGS C
Veleiros
1º Ariel
Classe Bico-de-Proa
Veleiros
1º Navy Blue
2º Jah
3º Kuará
Deixe seu comentário