Vacinação contra raiva começa nesta quinta-feira (17) em São Francisco do Sul
-
Foto Ilustração Internet -
A Prefeitura de São Francisco do Sul inicia nesta quinta-feira (17) uma ampla campanha de vacinação preventiva após a confirmação de dois casos de raiva bovina no município. A medida integra um plano emergencial de controle e prevenção da doença, elaborado em conjunto com as secretarias municipais de Pesca, Agricultura e Assuntos Portuários, Meio Ambiente, Saúde e a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).
A vacinação abrangerá tanto animais de grande porte quanto cães e gatos, seguindo diretrizes da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE) e da Cidasc. A meta é vacinar cerca de 500 herbívoros, com aplicação de duas doses por animal, e cerca de mil animais domésticos (pets), em um raio de 5 km e 2 km, respectivamente, a partir da área dos focos da doença — com destaque para a região do Morro da Palha.
Além da imunização, outras ações estão em andamento, como a captura de morcegos hematófagos da espécie Desmodus rotundus, principal transmissor do vírus da raiva, e o monitoramento intensificado da saúde humana e animal nas áreas afetadas.
A secretária de Pesca, Agricultura e Assuntos Portuários, Sueli Marcondes, destaca a importância da mobilização coletiva:
“Estamos atuando de forma integrada com órgãos estaduais e municipais para conter o avanço da raiva. A colaboração da população é essencial nesse momento.”
A Prefeitura reforça as orientações para prevenção e controle da raiva:
✅ Evite o contato com animais que apresentem sinais como salivação excessiva, agressividade, cegueira ou prostração;
✅ Nunca toque em morcegos mortos ou caídos; em caso de contato acidental, procure uma unidade de saúde imediatamente;
✅ Mantenha em dia a vacinação do seu rebanho e dos seus pets;
✅ Moradores da região do Morro da Palha devem atualizar com urgência a imunização de seus animais.
Em caso de suspeitas ou dúvidas, a população deve entrar em contato com a Cidasc pelos telefones (47) 3481-3678 ou (48) 99169-7387.
A vacinação começa amanhã. Proteja seus animais e colabore com a saúde de todos.
Deixe seu comentário