São Francisco do Sul em 2023 celebra duas datas de aniversário

  • Fotos Prefeitura Municipal SFS -

Neste ano, francisquenses e apaixonados pela cidade se depararam com duas comemorações de aniversário no mesmo dia. O município, por meio da Prefeitura Municipal, passou a celebrar a data da fundação do município em 1658, hoje 365 anos, juntamente com a data que os francisquenses celebram a passagem de categoria de Vila de São Francisco do Sul à elevação a categoria de cidade São Francisco do Sul pela lei provincial nº249 em abril de 1847, hoje 176 anos, sendo oficializada a denominação São Francisco do Sul em 18 de dezembro de 1938.

Para contextualizar essa novidade, pesquisamos sobre a Fundação de São Francisco do Sul, historicamente anunciada, onde em 1658, Manuel Lourenço de Andrade, natural de Lamego Portugal, filho de Manuel Lourenço e sua mulher, Branca de Andrade, chega a São Francisco do Sul com plenos poderes, concedidos pelo Marquês de Cascais, para povoar a terra, repartindo-a entre a sua comitiva e os que fossem chegando. Já em 1660 foi elevada à categoria de vila e tornou-se paróquia, recebendo seu primeiro vigário, o Padre Manuel dos Santos, fundando definitivamente a povoação, que mais tarde viria a tornar-se vila florescente, e por fim, em cidade progressista. São Francisco do Sul foi povoada principalmente por portugueses provenientes de São Vicente – São Paulo, e também, vindos dos arquipélagos da madeira e dos açores.

Na época, Manuel chegou em companhia da mulher e filhos, seu genro, Luís Rodrigues Cavalinho, acompanhado por casais portugueses e paulistas e grande número de agregados e escravos, gado, instrumentos agrícolas e ferramentas para a exploração de minas.

Como os demais colonizadores, Andrade era cheio de audácia e intrepidez, de uma perfeita integridade moral e possuía as melhores qualidades de caráter

Mas como é de se imaginar, há muitas controvérsias históricas que os livros nos contam. Já em 1640, Gabriel de Lara, "Alcaide mór, Capitão mór, Povoador da Vila de Nossa Senhora do Rosário da Capitania de Paranaguá", com portugueses e vicentistas, procedentes de Paranaguá, fundou a 3 de dezembro de 1641 a Vila de Nossa Senhora da Graça do Rio São Francisco.

Antes dos portugueses aportarem no território de São Francisco do Sul, e trazerem a característica lusitana à cidade, alguns navegadores franceses e espanhóis já haviam passado pela região.

O início do povoamento português é atribuído à Manoel Lourenço de Andrade, que, veio de São Vicente com sua família, escravos e agregados. Supõe-se que o povoado tenha sido reconhecido em 1658 e tenha sido elevada à categoria de Vila em 1660. Cinco anos mais tarde, e, 1665, a Vila é reconhecida como Paróquia Nossa Senhora da Graça.

Com a morte de Manoel, a vila foi comandada por Domingos Francisco Francisques, ou simplesmente “Cabecinha”, que com o tempo foi ficando conhecido por suas maldades. Cabecinha começou a ser odiado pelo povo e foi sentenciado à morte pelo ouvidor Rafael Pires Pardinho, que esteve em São Francisco para restaurar a ordem em 1720, porém, ele conseguiu fugir da justiça. Outros administradores como Agostinho Alves Martinho, Antônio de Oliveira Sercal e Sebastião Fernandes Camacho, administraram a vila entre 1711 e 1733. A Vila foi evoluindo aos poucos até ser elevada à categoria de cidade pela lei provincial nº249 em abril de 1847, sendo oficializada a denominação São Francisco do Sul em 18 de dezembro de 1938.

Redação: Tentamos contato com a prefeitura e até o momento da publicação não obtivemos retorno. Assim que houver editamos o texto com mais informações.

Texto com informações de historiadores e internet. 

Águas de São Francisco do Sul doa instrumentos musicais para o projeto Social Sambistas do Amanhã, do Majorca Anterior

Águas de São Francisco do Sul doa instrumentos musicais para o projeto Social Sambistas do Amanhã, do Majorca

Rede ao Mar de São Francisco do Sul ganha equipamentos eletrônicos para ajudar a aprimorar ensino Próximo

Rede ao Mar de São Francisco do Sul ganha equipamentos eletrônicos para ajudar a aprimorar ensino

Deixe seu comentário