São Francisco do Sul adere ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

São Francisco do Sul aderiu ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, programa que visa, através do MEC, enfrentar as desigualdades regionais, garantir o direito à alfabetização até o 2º ano do Ensino Fundamental e nivelar/diminuir as dificuldades de aprendizagem decorrentes da pandemia em alunos de turmas até o 5º ano.

A expectativa é de que o Compromisso beneficie 4 milhões de alunos de 4 e 5 anos em 80 mil escolas públicas que ofertam pré-escola; 4,5 milhões de alunos de 6 e 7 anos em 98 mil escolas públicas de anos iniciais e 7,3 milhões de alunos de 8 a 10 anos em 98 mil escolas públicas de anos iniciais. O Secretário de Educação, Rodrigo Graf, relembrou que "além do programa federal, a cidade já tem outras ações a nível municipal, como o Aprendendo a Aprender, que tem o objetivo de recompor a aprendizagem, além do Superando Desafios visa alavancar os índices do IDEB e o Tempo de Aprender que é focado nos 1º e 2º ano na alfabetização, sendo também um programa do Governo Federal."

Para garantir a eficácia do programa, o governo pretende realizar avaliações ao decorrer do processo, sendo elas:

Avaliação periódica de leitura, realizada pelas escolas e liderada pelas redes municipais e estaduais de ensino, com apoio do Ministério da Educação.

Avaliação periódica de língua portuguesa e matemática, realizada pelas escolas e liderada pelas redes municipais e estaduais de ensino, com apoio do Ministério da Educação.

Avaliação estadual anual de língua portuguesa e matemática, realizada pelas redes municipais e estaduais de ensino, integradas em sistemas estaduais de avaliação.

Serão realizadas, a cada dois anos, as avaliações do:

Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).


Obras para expansão das redes de esgoto seguem avançando por bairros de São Francisco do Sul Anterior

Obras para expansão das redes de esgoto seguem avançando por bairros de São Francisco do Sul

Esgoto no mar causa prejuízo à biodiversidade marinha, faz mal à saúde dos banhistas e prejudica o turismo Próximo

Esgoto no mar causa prejuízo à biodiversidade marinha, faz mal à saúde dos banhistas e prejudica o turismo

Deixe seu comentário