São Francisco do Sul reúne lideranças regionais na Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário do Litoral Norte Catarinense
São Francisco do Sul reafirmou seu protagonismo regional ao sediar, na última sexta-feira (07), a Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário do Litoral Norte Catarinense, considerada a maior edição do evento já realizada, reunindo 82 participantes entre agricultores familiares, pescadores artesanais, quilombolas, indígenas, representantes do poder público e da sociedade civil. Realizado no Cine Teatro X de Novembro, o encontro teve como tema “Brasil Rural: Raiz da Vida, Fonte do Bem Viver” e teve como foco a construção de propostas voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar e ao desenvolvimento sustentável da região.
Durante o evento, foram debatidos temas essenciais como mudanças climáticas, agroecologia, acesso à terra e à água, cidadania e participação popular na formulação de políticas públicas. Ao final das discussões, foram eleitos dez delegados que representarão o território na 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, que ocorrerá em dezembro, em Lages. As propostas aprovadas pelos participantes seguirão também para a etapa nacional, prevista para março de 2026, em Brasília.
A conferência contou com a presença de diversas autoridades regionais, entre elas o secretário de Agricultura e Pesca de Balneário Barra do Sul, Sergio Dias, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de São Bento do Sul, Luiz Lindecir Pesenti, o diretor de Desenvolvimento Rural de Joinville, Sandro Francisco Schwarz, a diretora de Agricultura de Araquari, Flavia Nunes Proença, e o gerente regional da Epagri, Hector Silvio Haverrot. Também participaram representantes dos municípios de Garuva e Itapoá, reforçando o caráter integrador do encontro e o compromisso conjunto das cidades com o fortalecimento do desenvolvimento rural sustentável na região.
A secretária de Pesca, Agricultura e Assuntos Portuários de São Francisco do Sul, Sueli Marcondes, ressaltou a relevância da conferência como espaço de diálogo e construção coletiva de propostas voltadas ao fortalecimento do campo e das comunidades rurais. “São Francisco do Sul tem orgulho de sediar essa conferência e de ser protagonista na construção de um futuro mais justo, produtivo e sustentável para o nosso meio rural”, destacou.

Deixe seu comentário