Prefeitura de SFS anuncia medidas de seguranças nas Escolas

A Prefeitura de São Francisco do Sul definiu nesta terça-feira (11), medidas de segurança nas escolas no município. Foi estabelecida uma comissão interna para reunir atores que possam contribuir para o processo de segurança. Estiveram presentes no gabinete municipal representantes da comissão formada pelo Executivo, Legislativo, Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros Voluntários e Ministério Público, que discutiram ações e medidas de proteção a serem executadas em conjunto.

Os protocolos de segurança já estão sendo reforçados, principalmente durante o período de entrada e saída das escolas. O controle de acesso está mais rigoroso, sendo permitido apenas para alunos, professores e funcionários. Caso os pais queiram visitar a unidade escolar, é necessário aviso prévio com o horário pré-estabelecido pela diretoria. Além disso, foram remanejados os vigilantes até então noturnos, para o período diurno, de maneira que estejam presentes durante as aulas e também como reforço nas portarias. A contratação de mais vigilantes encontra-se em andamento e em breve, todas as escolas devem receber os profissionais. 

O prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho destacou a necessidade de capacitar os gestores e professores das instituições de ensino, para ensinar os alunos a identificar mudanças de comportamento. As diretoras já foram comunicadas para manter as portas de acesso às unidades trancadas. “Não vamos esperar acontecer, queremos agir com medidas preventivas o quanto antes”, disse o prefeito. Também foi discutido durante a reunião, a necessidade de obras físicas em CMEIs e Escolas, que devem receber muros mais altos.

Uma das ações de prevenção que foi sugerida é a criação de campanhas de conscientização, utilizando diversos meios de comunicação. A necessidade de acompanhamento psicológico nos casos suspeitos foi destacada, sendo necessária a identificação dessas pessoas para um encaminhamento com profissional da área de saúde. A Prefeitura de São Francisco do Sul reitera o interesse na saúde socioemocional de alunos e professores e por este motivo, a Secretaria de Educação aderiu ao Programa Compasso Socioemocional, que segue a estrutura conforme a matriz de competências e habilidades socioemocionais da Base Nacional Curricular - BNCC.

A Polícia Militar informou que já está realizando rondas nas unidades escolares. Foi destacada ainda a necessidade de identificar qualquer indício de ataque, seja por meio de desenhos, conversas ou redes sociais. Para isso, a Polícia Civil está realizando o monitoramento cibernético, para identificar previamente possíveis sinais de ataque.

Além disso, os integrantes da comissão devem continuar estudando outras medidas que possam oferecer mais segurança ao município. Estiveram presentes representantes das secretarias de Governo, Administração e Gestão de Pessoas, Educação, Gabinete do Prefeito e Procuradoria do Município.

Águas de São Francisco do Sul destaca a importância de proteger mananciais Anterior

Águas de São Francisco do Sul destaca a importância de proteger mananciais

Águas de São Francisco do Sul  recebe o selo Signatários ODS 2023 Próximo

Águas de São Francisco do Sul recebe o selo Signatários ODS 2023

Deixe seu comentário