Brasileiro criador do "Aedes" que bloqueia dengue é eleito pela Nature
Perto de completar 40 anos, Museu Histórico de São Francisco do Sul fecha para pintura e reabre na próxima semana
O Museu Histórico Prefeito José Schmidt está fechado ao público durante esta semana para receber serviços de pintura e manutenção, retomando as atividades normalmente na próxima sábado (13). A pausa serve para preparar o espaço para a celebração dos 40 anos do Museu, na próxima sexta-feira, dia 12, às 19h, com uma cerimônia aberta à comunidade.
Instalado no prédio da antiga cadeia pública e antiga sede da Câmara de Vereadores, o museu ocupa um dos endereços mais emblemáticos do Centro Histórico de São Francisco do Sul. O local preserva características originais, como celas de pé-direito alto, janelas e portas de madeira, grades de ferro e espaços que abrigaram a primeira mulher a comandar uma cadeia em Santa Catarina. Cada ambiente guarda parte da vida e das transformações da cidade.
O acervo reúne peças que ajudam a contar a história francisquense e catarinense: o piano que um dia tocou a poetisa Júlia da Costa, um canhão atribuído a corsários ingleses, talheres usados por Getúlio Vargas e a Solitária — um espaço úmido e silencioso que remete aos capítulos da Guerra do Contestado. O museu é uma verdadeira viagem no tempo, conectando gerações por meio de objetos, curiosidades e narrativas que revelam a formação do município.
Fundado em 13 de dezembro de 1985, o Museu chega aos 40 anos reforçando seu papel como referência cultural da cidade. A reabertura ocorre na próxima semana, seguindo os horários de visitação regulares, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos fins de semana, das 10h às 16h.

Deixe seu comentário