Dia Mundial de Luta contra o HIV é marcado por ação de prevenção e cuidado no Centro Histórico

Para reforçar a importância da prevenção, da informação e do diagnóstico precoce, a Prefeitura de São Francisco do Sul, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu na última segunda-feira (1º) uma mobilização especial em alusão ao Dia Mundial de Luta contra o HIV. A ação “Acolher, informar, testar: Unidos contra o HIV” levou serviços de saúde à população em frente à Igreja Matriz, no Centro Histórico.

A iniciativa, que contou com o apoio da Rede Feminina de Combate ao Câncer e da Águas de São Francisco, ofereceu gratuitamente uma série de atendimentos essenciais. Ao todo, foram realizados 30 testes rápidos de HIV, 30 de sífilis, 30 de hepatite C e 30 de hepatite B, permitindo que dezenas de pessoas tivessem acesso a resultados ágeis, seguros e sigilosos.
Além dos testes, a ação disponibilizou aferição de pressão arterial e medição de glicemia capilar, ampliando o cuidado integral e incentivando o acompanhamento regular da saúde. Profissionais das equipes envolvidas também ofereceram orientações sobre prevenção combinada, tratamento, transmissão e a importância do uso de preservativos.
Para o secretário municipal de Saúde, Manoel Francisco Patruni, "a mobilização reforça o compromisso com a promoção da saúde e da informação de qualidade, combatendo o estigma e incentivando o diagnóstico precoce e fundamental para garantir qualidade de vida às pessoas que vivem com HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis", afirmou.

Consumo de água no verão: quanto beber e por que a qualidade é fundamental Anterior

Consumo de água no verão: quanto beber e por que a qualidade é fundamental

Feira do Colono e Viver São Chico movimentam o Aterro da Babitonga no próximo sábado Próximo

Feira do Colono e Viver São Chico movimentam o Aterro da Babitonga no próximo sábado

Deixe seu comentário