MPSC lança cartilha informativa sobre direitos de mulheres em situação de violência
Cultura, música e solidariedade marcaram o fim de semana em São Francisco do Sul
De 15 a 17 de agosto, São Francisco do Sul respirou arte, cultura e integração comunitária com uma agenda que movimentou diferentes espaços da cidade e fortaleceu o calendário cultural e turístico do município. Em um fim de semana variado, o público correspondeu às expectativas em todos os eventos.
Na sexta-feira (15), o Cine Teatro X de Novembro recebeu o espetáculo Creative Sessions, eleito o melhor disco de jazz catarinense de 2024. A apresentação reuniu cerca de 250 pessoas, que prestigiaram a fusão de jazz, hip hop, batuques brasileiros e influências afro-cubanas em um espetáculo vibrante, viabilizado pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC).
O sábado (16) foi marcado pela diversidade de atrações. O Viver São Chico reuniu 18 expositores no Aterro da Babitonga e contou com o projeto Univille na Comunidade, que levou apresentações culturais, atendimento jurídico, exposição sobre o ambiente marinho do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos e avaliações físicas gratuitas para a população. Dentro da programação, o 7º Animaneco – Festival Internacional de Teatro de Bonecos encantou o público com o espetáculo “As Estripulias de Benedito contra a Cobra Caninana”, da Cia Os Tecelões, que reuniu cerca de 50 pessoas em uma plateia ao ar livre. O evento também contou com o encontro Somos Voz dos Animais, que encerrou a Semana de Proteção Animal com feira de adoção e mutirão de agendamento de castração gratuita para cães e gatos de famílias de baixa renda, resultando em 7 animais adotados e 13 cadastros para futuras castrações.
Ainda no sábado, o Mercado Municipal recebeu o Mercado Musical, embalado pela dupla Jota Duo. Entre os presentes, estavam turistas que haviam desembarcado do Barco Príncipe e aproveitaram o evento para conhecer e curtir o Centro Histórico. À noite, a Rua Babitonga ganhou ritmo e descontração com o Samba Prainha, que reuniu moradores e visitantes em uma celebração que lotou a via central. Ao longo do dia, mais de mil pessoas participaram das atrações.
No domingo (17), o destaque foi o espetáculo internacional “No Toquen Mis Manos”, da artista Valeria Guglietti, de Barcelona, apresentado no Cine Teatro X de Novembro. A proposta delicada e inovadora com sombras chinesas atraiu cerca de 100 espectadores, encerrando o fim de semana com emoção e aplausos calorosos.
De acordo com a Fundação Cultural Ilha de São Francisco do Sul e a Secretaria de Turismo Municipal, o saldo foi extremamente positivo. Além de movimentar os espaços culturais e turísticos da cidade, a programação fortaleceu a aproximação entre comunidade, artistas e visitantes, reforçando São Francisco do Sul como um polo cultural e turístico em Santa Catarina.
Deixe seu comentário