Brasileiro criador do "Aedes" que bloqueia dengue é eleito pela Nature
Como a iniciativa privada pode transformar o saneamento básico de um município
A participação da iniciativa privada no setor de saneamento básico tem se mostrado uma alternativa promissora para impulsionar investimentos e aprimorar a qualidade dos serviços prestados à população.
Um exemplo dessa parceria se dá em São Francisco Sul. Objetivando impulsionar os investimentos e investir na qualidade dos serviços prestados à população, em 2014, o município concedeu os serviços de saneamento básico à iniciativa privada.
Desde que assumiu a concessão no município, em dezembro daquele ano, a concessionária Águas de São Francisco do Sul – uma empresa Aegea SC – deu início ao planejamento previsto no contrato de concessão para universalizar o sistema de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgotos no município.
Com a concessão de 35 anos, a concessionária vem investindo na cidade, trazendo resultados para o desenvolvimento econômico e sustentável de São Francisco do Sul. Em um país com desafios históricos no acesso à água potável e ao tratamento de esgoto, a colaboração entre o setor público e privado vem acelerando a universalização do saneamento, trazendo benefícios significativos para a saúde pública e o meio ambiente.
“A concessão do saneamento básico de água e esgoto em São Francisco do Sul demonstra o potencial da parceria entre o setor público e privado para impulsionar o desenvolvimento do setor. A experiência do município catarinense serve como um modelo a ser seguido por outras cidades brasileiras que buscam soluções inovadoras e eficientes para os desafios do saneamento básico”, cita a presidente da Águas de São Francisco do Sul, Reginalva Mureb.
Acompanhe também informações da Águas de São Francisco do Sul no facebook https://www.facebook.com/aguasdesfs/ e Instagram da concessionária https://www.instagram.com/aguasdesfs/.
Deixe seu comentário