Com população triplicada no verão, São Francisco do Sul enfrenta falhas no abastecimento de água

Com aumento expressivo de veranistas nas praias, Prefeitura instala gabinete de crise e cobra plano de contingência da concessionária

A Prefeitura de São Francisco do Sul instalou, nesta segunda-feira (29), um Gabinete de Crise para tratar da situação do abastecimento de água no município, diante das recorrentes falhas registradas nos últimos dias, especialmente durante o período de alta temporada.

A reunião foi liderada pelo prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho e contou com a participação da concessionária Águas de São Francisco do Sul, além de representantes da Celesc e da Ambiental. Durante o encontro, a administração municipal cobrou de forma direta medidas imediatas e um plano de contingência por parte das concessionárias, considerando o aumento expressivo da demanda no verão.

Segundo a Prefeitura, foram exigidas propostas técnicas para ampliação da capacidade de abastecimento, que devem ser apresentadas pelas concessionárias. A gestão municipal reforçou que acompanha de perto a situação e está cobrando responsabilidades das empresas responsáveis pelos serviços essenciais.

O cenário atual é impactado pelo crescimento significativo do número de turistas, superior ao registrado na última temporada, reflexo dos investimentos em infraestrutura e da consolidação de São Francisco do Sul como um dos principais destinos turísticos do país. O município, inclusive, detém atualmente o maior número de praias certificadas com Bandeira Azul no Brasil, reconhecimento de alcance nacional.

A Prefeitura também ressalta que, desde a obra de captação de água do continente para a ilha, realizada há cerca de 20 anos, não houve novos investimentos estruturais de grande porte no sistema de abastecimento, o que evidencia a necessidade de soluções urgentes e estruturantes.

Manifestação da concessionária

Em nota, a Águas de São Francisco do Sul informou que o sistema de abastecimento opera em capacidade máxima, mas que o aumento da população aliado à onda de calor elevou significativamente o consumo de água no município. A concessionária explicou que esse cenário pode provocar redução de pressão na rede, principalmente em áreas mais altas e nas extremidades do sistema, embora toda a produção disponível esteja sendo entregue à população.

A empresa também reforçou a importância do uso consciente da água, priorizando atividades essenciais, e informou que, em situações pontuais, está disponibilizando abastecimento complementar com caminhão-pipa.

Enquanto as medidas técnicas são discutidas, a Prefeitura pede a colaboração da população para evitar desperdícios, além de reduzir o consumo de energia elétrica nos horários de pico, entre 19h30 e 22h30, especialmente em relação a banhos prolongados e usos não essenciais.

NOTA OFICIAL – ÁGUAS DE SÃO FRANCISCO DO SUL

O abastecimento de água em São Francisco do Sul segue sendo realizado com os sistemas operando em capacidade máxima. Neste período, o município registra uma demanda bastante elevada, tanto pelo aumento da população quanto pelo maior consumo per capita, intensificado pela onda de calor.

Esse cenário de alto consumo pode ocasionar redução de pressão na rede, especialmente nas áreas mais altas e nas pontas do sistema. Ainda assim, a concessionária está entregando toda a produção de água disponível e mantendo o atendimento à população.

A companhia reforça a importância do uso consciente da água, priorizando os usos essenciais, para contribuir com a estabilidade do sistema. Em situações pontuais, também está sendo disponibilizado atendimento com caminhão-pipa para reforço no abastecimento, quando necessário.


Jovem do Paraná morre após afogamento na Praia da Enseada, em São Francisco do Sul Anterior

Jovem do Paraná morre após afogamento na Praia da Enseada, em São Francisco do Sul

Reparo na rede de abastecimento afeta distribuição de água em bairros de São Francisco do Sul Próximo

Reparo na rede de abastecimento afeta distribuição de água em bairros de São Francisco do Sul

Deixe seu comentário