Com chegada de três delegados, São Francisco do Sul reforça apelo por Delegacia Regional e de Proteção à Mulher

A escolha de três novos delegados para São Francisco do Sul reacende as esperanças da comunidade em relação à instalação da Delegacia Regional da Polícia Civil no município — uma reivindicação antiga da população e das lideranças locais. Os delegados Victor Dutra Harger, Gabriel Queiroz Buarraj Miguel e Arthur da Silva Castro optaram por assumir suas funções na cidade, após processo promovido pela Academia da Polícia Civil (Acadepol), nesta segunda-feira (14).

A chegada desse reforço cria condições para que São Francisco do Sul, que hoje conta apenas com uma delegacia municipal sobrecarregada, seja elevada à categoria de sede regional. A cidade tem enfrentado dificuldades operacionais, com redução de mais de 60% no efetivo nos últimos dois anos e atendimento limitado, inclusive com a ausência de delegados por meses.
Com território extenso e geograficamente desafiador, o município abriga regiões distantes do centro urbano, como a Praia do Ervino e demais praias do balneário onde vivem mais de 20 mil moradores, especialmente afetados pela baixa cobertura policial na baixa temporada. Também a região do 2º Distrito do Saí, localizada na área continental, acessível apenas por travessia de barco ou ferry boat na baía da Babitonga. Em muitas dessas áreas, há poucos policiais civis e militares disponíveis, o que dificulta o atendimento a ocorrências e a realização de investigações.

A instalação da Delegacia Regional permitiria melhor gestão dos recursos humanos e materiais da Polícia Civil, além de garantir respostas mais rápidas às demandas de segurança pública em todo o território municipal. A expectativa da população é de que, com três delegados fixos, o Governo do Estado reconheça a viabilidade técnica e estratégica de São Francisco do Sul sediar a regional.

Além disso, volta à pauta a criação da tão aguardada Delegacia de Proteção à Mulher, que integra o plano de governo estadual e vem sendo reivindicada por moradores e lideranças, como o vereador Sandro Maier. A proposta visa oferecer um atendimento especializado e humanizado às vítimas de violência doméstica, em uma cidade que ainda carece desse tipo de estrutura.
A nomeação dos novos delegados representa um avanço significativo para São Francisco do Sul, mas também um momento decisivo para que as transformações estruturais tão esperadas saiam do papel.

Com chegada de três delegados, São Francisco do Sul reforça apelo por Delegacia Regional e de Proteção à Mulher Anterior

Com chegada de três delegados, São Francisco do Sul reforça apelo por Delegacia Regional e de Proteção à Mulher

Cronograma da semana de 14 a 19 de julho das obras de esgoto inclui implantação de rede, repavimentação e manutenção em vias estratégicas no bairro Ubatuba, em São Francisco do Sul Próximo

Cronograma da semana de 14 a 19 de julho das obras de esgoto inclui implantação de rede, repavimentação e manutenção em vias estratégicas no bairro Ubatuba, em São Francisco do Sul

Deixe seu comentário