Frente fria provoca temporais em Santa Catarina neste fim de semana
Carnaval de Joinville elege a nova Corte para os reinados de 2026 e 2027
O domingo (18/1) abriu oficialmente o Carnaval de Joinville com a escolha do Rei Momo, da Rainha e da 1ª e 2ª Princesas da folia para o reinado 2026/2027. O Concurso da Realeza ocorreu no Expocentro Edmundo Doubrawa e nem o calor desanimou o público que compareceu para torcer pelos seus candidatos.
Josué da Silva e Silva, do Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Unidos pela Diversidade, foi eleito Rei Momo, e Juliana da Rosa Pereira, da Associação Recreativa Escola Fusão do Samba, a Rainha. A 1ª Princesa do Carnaval é Isadora de Oliveira Silva (Unidos pela Diversidade) e a 2ª Princesa é Josiane dos Santos Lidora (Fusão do Samba).
Ao ser anunciada como rainha, Juliana ficou muito emocionada e não conteve as lágrimas. Passista desde os quatro anos, revelou que ser Rainha do Carnaval foi um sonho que sempre a acompanhou desde criança.
“É o sonho de toda passista estar no posto de Rainha e espero honrar esse cargo lindamente. Quero inspirar outras meninas a estarem aqui, dizer que elas podem sonhar”, se emociona.
Para o Rei Momo Josué, ser coroado foi uma emoção muito grande. “É um sonho de menino. Desde os seis anos de idade, quando tive o primeiro contato com as escolas de samba, sempre desejei a faixa, a coroa e o cetro. Mas o Rei Momo tem uma característica diferente, ele é sempre gordinho. E eu, como era bem magrinho, não me via naqueles palcos. E esse ano surgiu a oportunidade”, conta.
Dez candidatas disputaram o título de Rainha e cinco candidatos concorreram ao posto de Rei Momo, todos indicados pelas escolas de samba filiadas à Liga das Escolas de Samba de Joinville (LIESJ) e por blocos do Coletivo de Blocos de Rua. O processo de escolha se deu por meio de uma banca de jurados com sete avaliadores, que levaram em consideração critérios como comunicação, domínio da arte de dançar, elegância e simpatia.
O presidente da LIESJ, Gabriel de Paula, conta que a comissão julgadora teve uma missão árdua para escolher a realeza. “Tivemos que usar critérios de desempate, mas conseguimos coroar a nossa corte”, destaca.
O secretário de Cultura e Turismo, Guilherme Gassenferth, ressalta a importância desse momento. “O concurso é muito importante porque a Corte será a cara do Carnaval da cidade pelos próximos dois anos”, diz.
Após a escolha da Corte do Carnaval de Joinville, o público se divertiu em uma roda de samba com o músico Marco Andrei.
Confira as próximas atrações do Carnaval de Joinville
Após o Concurso da Realeza, o próximo evento oficial do Carnaval de Joinville é o ensaio técnico para o Desfile das Escolas de Samba, marcado para o dia 1º de fevereiro, na avenida Beira Rio. Neste dia, as agremiações vão fazer um simulado do desfile oficial para ajustar detalhes como som, luz, evolução, canto do samba-enredo e coreografias. Este evento é importante pois, neste ano, o Desfile volta a ser competitivo.
Já no dia do Desfile, em 7 de fevereiro, o Afoxé Omilodê fará a lavagem da avenida antes do desfile. A Associação Recreativa Escola Fusão do Samba será a primeira a desfilar, seguida pela Escola de Samba Príncipes do Samba. Depois, é a vez do Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Unidos pela Diversidade e o Grêmio Recreativo e Escola de Samba Unidos do Caldeirão, que fecha o desfile.
No dia 8 de fevereiro, ocorre a apuração no Centreventos Cau Hansen, mesmo dia em que acontece o Carnaval da Família, com baile infantil e atividades para pets, e o encontro dos blocos.
“O nosso Carnaval é feito com alma, com garra, e as escolas trabalham o ano inteiro para o desfile na avenida. É por isso que nós convidamos vocês a estarem conosco nos dias 7 e 8 de fevereiro, uma semana antes do Carnaval oficial, para curtir com segurança e muita alegria o Carnaval de Joinville, abrindo os festejos carnavalescos em Santa Catarina”, convida o secretário de Cultura e Turismo, Guilherme Gassenferth.
O Carnaval de Joinville é realizado pela Liga das Escolas de Samba de Joinville (LIESJ), com promoção da Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e apoio da Fundação Catarinense de Cultura do Governo de Santa Catarina.



Deixe seu comentário