Estado

Baleia Jubarte é encontrada morta em Itapoá

  • Divulgação/PMP-UNIVILLE -

Equipe de laboratório, de São Francisco do Sul, já realizou a necropsia do animal na praia

Ontem a noite (11), por volta das 22h, a equipe do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP-BS) da Univille recebeu alguns acionamentos, informando o encalhe de uma baleia Jubarte morta na praia do Balneário Cambijú, em Itapoá, Santa Catarina.

Por conta do tamanho da baleia e das condições da maré, o mamífero permaneceu no local durante à noite. Hoje pela manhã, a equipe de laboratório se deslocou da Unidade de Estabilização de Fauna Marinha da Univille, em São Francisco do Sul, para realização da necropsia na praia. Até o momento sabe-se que o animal é um macho de aproximadamente 9 metros de comprimento total. A prefeitura do município está fazendo a retirada do corpo do local.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. A Univille monitora o Trecho 5, compreendido entre Araquari e Itapoá.

ArcelorMittal Vega recebe prêmio por preservação ambiental Anterior

ArcelorMittal Vega recebe prêmio por preservação ambiental

Investimento em equipamentos de monitoramento contribui para preservação do Meio Ambiente Próximo

Investimento em equipamentos de monitoramento contribui para preservação do Meio Ambiente

Deixe seu comentário