Atenção para o “gato” na ligação de água: a prática é irregular

A ligação irregular de água, também conhecida como "gato de água", é uma prática ilegal que consiste em desviar água de uma rede distribuidora sem pagar por ela. De acordo com a concessionária Águas de São Francisco do Sul, essas ligações prejudicam não só a saúde da família abastecida pelas ligações clandestinas, como de toda a comunidade. As ligações irregulares de água podem ser feitas de duas formas:

•         Interligando o ramal do usuário diretamente à rede distribuidora

•         Alterando ou danificando o hidrômetro para que a medição seja feita de forma irregular

 

O “gato” eleva o índice de perdas do sistema e prejudica a pressão e eficiência do abastecimento para quem paga pelo serviço. Ou seja, todos saem perdendo. As ligações clandestinas podem ser denunciadas anonimamente para a Águas de São Francisco do Sul, no atendimento presencial ou pelos canais de atendimento da concessionária: 0800 595 4444.

A empresa também lembra que toda infração causada propositadamente pelo usuário com o intuito de distorcer o real consumo de água é irregular e ilegal.  Quando a fraude é comprovada, o usuário é notificado, paga multa, além de arcar com os custos de um possível dano ou violação. Além disso, se for flagrado pela Polícia Civil, responde por crime de furto (Art. 155 do Código Penal).

Acompanhe as novidades da Águas de São Francisco do Sul, empresa do grupo Aegea, pelo Facebook (https://www.facebook.com/aguasdesfs/) e Instagram (https://www.instagram.com/aguasdesfs/).

VERSÃO RÁDIO

Atenção para o “gato” na ligação de água: a prática é irregular

A Águas de São Francisco do Sul faz um alerta sobre a prática ilegal conhecida como “gato de água”. As ligações irregulares, feitas por desvios na rede ou adulteração do hidrômetro, prejudicam o abastecimento, reduzem a pressão da água e colocam em risco a saúde da população. Além de ilegais, essas fraudes geram multa e podem resultar em crime de furto. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 0800 595 4444.

Atenção para o “gato” na ligação de água: a prática é irregular Anterior

Atenção para o “gato” na ligação de água: a prática é irregular

Águas de São Francisco do Sul lembra que consumo consciente é fundamental no verão Próximo

Águas de São Francisco do Sul lembra que consumo consciente é fundamental no verão

Deixe seu comentário