Dezembro Verde: MPSC atua na responsabilização de quem abandona animais
Águas de São Francisco do Sul alerta: é fundamental ter caixa d’água em momentos de desabastecimento
Em tempos de desabastecimento de água — seja por manutenções emergenciais na rede, estiagem ou falhas no sistema —, possuir uma caixa d’água bem dimensionada em casa pode fazer toda a diferença. Esse reservatório doméstico funciona como uma “reserva estratégica” que assegura o abastecimento básico para a família justamente quando a torneira principal fica seca.
Em situações de manutenção ou obras na rede de abastecimento, quem conta com uma reserva tem muito mais tranquilidade para manter funções essenciais do lar como cozinhar, tomar banho, lavar roupas ou simplesmente abrir a torneira.
Segundo a concessionária Águas de São Francisco do Sul, uma empresa AEGEA SC, a caixa d’água é garantia de água em casa. Além de ser item obrigatório, evita transtornos, pois ela garante continuidade no fornecimento em interrupções temporárias, mantendo o imóvel abastecido em diferentes situações. “Temos o compromisso com a universalização do saneamento, mas compartilhamos de uma responsabilidade também individual para garantir o abastecimento em diferentes situações.”, comenta Gabriel Fasola, gerente executivo da AEGEA SC.
Ele reforça ainda que a população considere a reservação compatível com a realidade do imóvel. “Uma casa com 4 pessoas precisa ter no mínimo 1000 litros de reservação, mas para um prédio a necessidade é outra. Ou ainda pousadas que misturam atividades comerciais e residências como é comum em algumas praias de São Francisco do Sul”, cita
Para que a caixa cumpra bem esse papel, é fundamental observar algumas boas práticas:
• Capacidade adequada: a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) recomenda que o reservatório possa atender ao consumo de pelo menos 24 horas, o que prevê 150 litros de água por pessoa. A Águas de São Francisco do Sul, no entanto, recomenda que a reservação seja de 250 litros por pessoa.
• Higienização regular: realizar limpeza a cada seis meses evita acúmulo de sujeira, proliferação de insetos e mantém a água potável para uso.
• Vedação: tampar bem a caixa previne evaporação, entrada de impurezas e evita que se torne um criadouro do mosquito da dengue.
Acompanhe também informações da Águas de São Francisco do Sul no facebook https://www.facebook.com/aguasdesfs/ e Instagram da concessionária https://www.instagram.com/aguasdesfs/

Deixe seu comentário