Casa Krüger em Joinville recebe exposições sobre a princesa Dona Francisca

Quem visitar a Casa Krüger pode ver a exposição "Bicentenário Dona Francisca em alto liço e alto estilo", do coletivo As Catarinas e da Escola de Artes Fritz Alt, que foi produzida para celebrar o bicentenário da princesa de Joinville. Nove artistas produziram peças de tapeçaria inspiradas em várias fases da vida da princesa Dona Francisca.

Junto às obras está a mostra didática "Boas-vindas à Princesa Dona Francisca", dos estudantes do curso de arte juvenil da Escola de Artes Fritz Alt da Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior. Eles fizeram pinturas para apresentar a cidade à Dona Francisca, além de autorretratos feitos em esculturas de barro.

A exposição já passou pelo Museu Nacional de Imigração e Colonização (MNIC) e pelo gabinete do prefeito Adriano Silva e da vice-prefeita Rejane Gambin.

Casa Krüger
A Casa Krüger é o início da Rota Caminhos de Dona Francisca, que une belezas naturais, gastronomia, contato com animais e a rotina da vida no campo. Os turistas têm a oportunidade de explorar as tradições e peculiaridades da região.
O local também está aberto para visitas guiadas pela casa, que contém painéis históricos sobre a imigração em Joinville e uma estrutura que é um patrimônio nacional, que conta com mobília e roupas de época para vestir e tirar fotos. No local funciona também a Central de Atendimento ao Turista (CAT), ideal para tirar dúvidas e saber mais sobre os atrativos turísticos da região.
O local também recebe a feirinha no galpão anexo nos finais de semana, das 8h às 17h. Lá são comercializados produtos artesanais e alimentos orgânicos frescos, como queijos, salames, cucas e outros produtos locais. A feira volta a funcionar a partir deste sábado, 18 de janeiro.

Exposição do coletivo As Catarinas

A ideia da exposição "Bicentenário Dona Francisca em alto liço e alto estilo" foi trazer a Dona Francisca para conhecer Joinville, já que ela nunca esteve na cidade. E, dessa forma, permitir que o público conheça mais sobre a história dela por meio das peças criadas.
Para isso, as artistas pesquisaram a história da Princesa Dona Francisca em pinturas, desenhos e fotografias feitas nos diferentes momentos de sua vida. Estas imagens serviram de referência para as artistas confeccionarem as tapeçarias. Para desenvolver os trabalhos, foram usadas linhas de algodão, lã, linho, fios acrílicos, retalhos de tecidos e diferentes técnicas específicas da tapeçaria.

Participam deste projeto as artistas Andréia Peixoto, Elke Hülse, Ivone Mizubuti, Lia Almeida, Luciane Sell, Márcia Domingues, Marize Didone, Silvia Ceccato e Sonia Zaccaron.

Ações de conscientização fortalecem o Programa Bandeira Azul em São Francisco do Sul Anterior

Ações de conscientização fortalecem o Programa Bandeira Azul em São Francisco do Sul

Uso da caixa d’água domiciliar é recomendado pela ABNT Próximo

Uso da caixa d’água domiciliar é recomendado pela ABNT

Deixe seu comentário