34º Campeonato Mundial de Pesca Subaquática movimenta São Francisco do Sul no final de novembro

Entre 27 e 29 de novembro, São Francisco do Sul sediará o 34º Campeonato Mundial de Pesca Subaquática, competição reconhecida como uma das mais importantes do planeta e que reunirá mais de 200 atletas de 21 países na Praia do Paulas.

O evento é organizado pela Confederação Brasileira de Pesca e Desportos Subaquáticos (CBPDS), com reconhecimento da Confederação Mundial de Atividades Subaquáticas (CMAS), e conta com o apoio da Prefeitura de São Francisco do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Turismo.
A base do campeonato será o Hotel Marina Villa Real, que possui uma marina certificada com o selo ambiental Bandeira Azul, padrão internacional de qualidade, segurança e sustentabilidade. Além disso, São Francisco do Sul é um dos municípios brasileiros com maior número de certificações ambientais na área costeira, somando cinco praias com o selo Bandeira Azul, o que reforça sua vocação para o turismo responsável e sua capacidade de atrair eventos esportivos internacionais de grande porte.

Com expectativa de receber entre dois e cinco mil visitantes por dia, o Mundial deve movimentar o turismo esportivo e náutico, além de aquecer a economia local. A pesca subaquática, praticada em apneia, é reconhecida por sua seletividade e sustentabilidade, permitindo apenas a captura de espécies autorizadas e dentro dos padrões regulamentados. Todo o pescado será doado a famílias em situação de vulnerabilidade social do município.
Delegações de países tradicionalmente fortes na modalidade participarão da competição, incluindo Itália, França, Espanha, Grécia, Portugal, Croácia, Noruega, Turquia, Tunísia, Argélia, Estados Unidos, Nova Zelândia, Austrália, Chile, Uruguai, Argentina e Brasil, entre outros. Cerca de 530 integrantes entre atletas, reservas, dirigentes, técnicos e equipes de apoio são esperados na cidade.
De acordo com o secretário de Turismo, Rangel Alexandre Friolin, a escolha do município — um dos mais antigos do Brasil e referência em cultura marítima — reforça suas condições naturais ideais para mergulho, navegação e esportes oceânicos. “O Mundial de Pesca Subaquática será não apenas uma competição, mas uma vitrine global do potencial turístico, econômico e ambiental de São Francisco do Sul”, destaca.

A realização do Mundial em São Francisco do Sul também reforça a vocação marítima da cidade e contribui diretamente para o fortalecimento do turismo esportivo e náutico. Para se ter uma ideia do impacto da competição em território catarinense, o setor da pesca subaquática movimenta globalmente mais de US$ 15 bilhões por ano, com projeção de chegar a US$ 23 bilhões até 2032, envolvendo indústrias de equipamentos, turismo subaquático, cursos e eventos especializados. Por conta disso, para a CBPDS, a realização do evento no Brasil representa uma oportunidade estratégica de visibilidade, desenvolvimento do esporte e inclusão do país novamente na elite mundial da modalidade.

Prefeitura de Joinville realiza três edições da Feira de Oportunidades em novembro Anterior

Prefeitura de Joinville realiza três edições da Feira de Oportunidades em novembro

Mutirão do Cadastro Único vai atualizar e incluir pescadores artesanais em São Francisco do Sul Próximo

Mutirão do Cadastro Único vai atualizar e incluir pescadores artesanais em São Francisco do Sul

Deixe seu comentário