Proposta do Fundo Sul ganha reforço com formação de Bancada Regional Sul-Sudeste

  • - Diretor do BRDE, Luiz Carlos Borges da Silveira, e o deputado Toninho -

A proposta de criação o Fundo Sul, um fundo constitucional destinado a municípios com baixo IDH, ganha reforço com articulação para formar uma Bancada Regional dos estados do Sul e Sudeste, a fim de fortalecer essas regiões. Este fundo pretende atuar em modelo semelhante ao já existente no Norte, Nordeste e Centro Oeste, com intuito de equilibrar as desigualdades econômicas e sociais.

“No total, somos em 277 parlamentares na Câmara. A ideia é unir força política e trabalhar na defesa do que é importante para a nossa região”, disse o coordenador do Paraná, o deputado federal Toninho Wandscheer.

Para o diretor administrativo do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – Luiz Carlos Borges da Silveira, o movimento para o Fundo Sul está ganhando força “na medida em que parlamentes e segmentos da sociedade da cadeia produtiva, conhecem a realidade de alguns municípios do Sul, que necessitam de um desenvolvimento mais homogêneo, já que 20% deles, apresentam IDH baixo”.

O BRDE terá o encargo de fazer as operações do Fundo, caso seja aprovado, em razão da experiência na gestão e aplicações de fundos orçamentários e recursos de longo prazo, além de sua atuação nos três estados do Sul.

Reunião com G7 – No começo de março, o vice-governador Darci Piana, membros do G7 (grupo formado pelas principais entidades do setor produtivo do Paraná) e parlamentares da bancada federal se reuniram no BRDE com seus diretores, quando discutiram sobre o que está previsto no Fundo Sul, assim como adesão ao movimento de aprovação da emenda parlamentar no Congresso.

Com a criação do fundo, a população teria acesso a financiamentos com juros subsidiados e aplicados nas regiões com baixos indicadores de educação, emprego e saúde. O recurso seria redistribuído do Fundo de Participação dos Municípios, previstos no artigo 159 da Constituição Federal.




Comissão dos Direitos Humanos no Senado vai debater a fome no Brasil Anterior

Comissão dos Direitos Humanos no Senado vai debater a fome no Brasil

“Estamos alertando para os equívocos do programa Faculdade Gratuita”, diz presidente da AMPESC Próximo

“Estamos alertando para os equívocos do programa Faculdade Gratuita”, diz presidente da AMPESC

Deixe seu comentário