Paraíso das Araucárias: projeto prevê plantação de 22 mil árvores

Campo Alegre, em Santa Catarina, já é um destino querido por muitos que apreciam um clima mais ameno, campos, montanhas e uma profunda conexão com a natureza. Desenvolvido pelo Grupo CRH, o Paraíso das Araucárias é um projeto de uso misto que vai oferecer um blend único de experiências, reunindo lazer, comércio e residências em um local privilegiado e exclusivo.

Com uma área total de 615.158 m², o Paraíso das Araucárias dedica impressionantes 70% de seu espaço à preservação permanente e uso comunitário. O projeto está dividido em duas fases, com um ambicioso plano de reflorestamento e diversas ações ambientais e contrapartidas.

Concebido por meio da primeira OUC Operação Urbana Consorciada de Santa Catarina (LEI Nº 4.904 DE 16 DE DEZEMBRO DE 2020), esse moderno formato de gestão pública propõe inúmeras contrapartidas sociais, econômicas e ambientais que foram assumidas em prol da comunidade e do desenvolvimento de Campo Alegre.

O Grupo CRH, enfatiza o compromisso da empresa com a sustentabilidade. O Paraíso das Araucárias é uma expressão tangível da visão de um futuro sustentável, onde o progresso econômico e social anda de mãos dadas com a proteção do meio ambiente e o bem-estar da comunidade.

A primeira fase do projeto, já aprovada e em execução, inclui:

  • Plantio de 4 mil árvores de várias espécies; Início das obras de infraestrutura; Implementação das contrapartidas exigidas pela Operação Urbana Consorciada (OUC).

A segunda fase do projeto, atualmente em processo de aprovação judicial, prevê:

  • Plantio de 17 mil araucárias em uma área de 350 mil m², cinco vezes maior que a área de intervenção;
  • Continuação das contrapartidas e ações ambientais

“É importante ressaltar que, embora as contrapartidas estejam em execução na fase 1, a não aprovação da fase 2 pode inviabilizar a execução completa dessas contrapartidas, especialmente os valores adicionais de R$ 2,3 milhões, além do exigido por lei. A fase 2 atende plenamente à legislação vigente”, explica o advogado Marcelo Buzaglo Dantas.


Destaques do projeto

Situado estrategicamente entre a Cascata Paraíso e o centro da cidade, o empreendimento visa transformar Campo Alegre em um destino turístico de montanha de destaque no Sul do Brasil. Com um boulevard que abrigará edifícios e área comercial, um espaço gastronômico diferenciado, lagoas, um parque linear e uma praça, o Paraíso das Araucárias propõe um novo olhar para a cidade, posicionando-a como uma opção diferenciada para investimento e qualidade de vida.

O projeto, que vem sendo desenvolvido há nove anos, recebeu aprovação sob rigorosa análise técnica. Especialistas avaliaram minuciosamente o impacto ambiental e social do empreendimento, concluindo que ele não apenas atende, mas supera as exigências legais em termos de sustentabilidade.

Entre as iniciativas ambientais e contrapartidas, destacam-se:

  • Criação de um parque linear com aproximadamente 2 km de extensão (34 mil m²);
  • Implementação de um sistema de coleta e tratamento de esgoto de alta eficiência, com remoção de matéria orgânica superior a 90%;
  •       Implementação de tratamento de esgoto na Vila Cedros;
  • Preservação de extensas áreas verdes, com apenas 30% da área total destinada a produtos imobiliários;
  • Praça central com 17 mil m².


O Paraíso das Araucárias também se destaca no aspecto social, com a criação de uma praça, além do parque com áreas de lazer, playgrounds inclusivos e pistas de caminhada, todos entregues prontos para o uso da população.

Este empreendimento representa não apenas um avanço no setor imobiliário, mas um compromisso genuíno com o futuro de Campo Alegre e sua comunidade. O Grupo CRH demonstra que é possível aliar desenvolvimento econômico com responsabilidade ambiental e social, criando um legado positivo para as gerações futuras.


Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil Anterior

Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil

Durante congresso em Florianópolis, nasce a Croma Oncologia Próximo

Durante congresso em Florianópolis, nasce a Croma Oncologia

Deixe seu comentário