Dia Zero: começa o maior engordamento de praia da história do país em Itapoá

Nesta segunda-feira (20), Itapoá entra para a história com o início do maior engordamento de praia já realizado no Brasil. A draga Galileu Galilei, uma das mais modernas do mundo, dará início à obra de alargamento da Praia do Pontal do Norte, nas proximidades do Farol de Itapoá, em um evento marcado para as 14h, com a presença de autoridades locais, diretores dos portos de São Francisco do Sul e Itapoá, além das equipes técnicas envolvidas na execução.

O projeto integra o conjunto de obras de dragagem de aprofundamento do canal da Baía da Babitonga, que visa ampliar a capacidade operacional do complexo portuário. Nesta semana, a Galileu Galilei já iniciou os trabalhos de dragagem, destinando os sedimentos para uma área em alto mar, denominada bota-fora, conforme orientação do Ibama.

Ao todo, serão removidos cerca de 12,5 milhões de metros cúbicos de sedimentos, sendo 6,5 milhões de toneladas de areia reaproveitadas no engordamento da orla de Itapoá, uma região que vem sofrendo com os efeitos da erosão marítima.

De acordo com Guilherme Medeiros, diretor de Operações do Porto de São Francisco do Sul, a intervenção é inédita em sua dimensão:



“Será a maior obra de engordamento de praia da história do país, em extensão”, afirmou.


O projeto beneficiará oito quilômetros de faixa de areia, que poderá alcançar até 200 metros de largura após a conclusão. É a primeira vez no Brasil – e apenas a segunda no mundo, depois da Austrália – que os sedimentos provenientes de uma dragagem portuária são utilizados para o alargamento de uma praia, criando um modelo inovador que pode servir de referência para outros portos nacionais.

Até o início das operações, cerca de 400 metros de tubulação serão instalados a partir da Praia do Pontal do Norte. A draga, posicionada a cerca de 400 metros da orla, realizará o bombeamento da areia: o material é coletado na cisterna interna da embarcação, com capacidade de 18 mil metros cúbicos, e transportado pela tubulação até o ponto de distribuição na praia.

As obras devem se estender até o segundo semestre de 2026, consolidando Itapoá e a Baía da Babitonga como referência internacional em engenharia costeira e portuária sustentável.


Unidade Vega da ArcelorMittal abre inscrições para o Programa Jovem Aprendiz 2026/2027 Anterior

Unidade Vega da ArcelorMittal abre inscrições para o Programa Jovem Aprendiz 2026/2027

Caixa começa a oferecer crédito habitacional com novas regras Próximo

Caixa começa a oferecer crédito habitacional com novas regras

Deixe seu comentário