Vigilância Sanitária

Cidasc e Adapar inauguram barreira sanitária

  • Ana Paula Keller/ADR Joinville - Na foto: presidente Cidasc Enori Barbieri; secretária da ADR de Joinville Simone Schramm; presidente da Adapar, Inácio Afonso Kroetz ? Joinville

Santa Catarina possui 63 barreiras e o controle sanitário rendeu ao Estado a certificação de zona livre de peste suína clássica e está há nove anos com a certificação de zona livre de febre aftosa sem vacinação

Os governos de Santa Catarina e do Paraná inauguraram na sexta-feira, 10, a nova barreira sanitária em Garuva. A área total é de 14 mil metros quadrados. O prédio passou por reforma com a finalidade de ser utilizada pelos dois Estados para atuar no controle de saída das cargas agropecuárias catarinenses para o Paraná e no ingresso de cargas vegetais e animais em território catarinense.

 A solenidade ocorreu no quilômetro 10 da BR 101, sentido Paraná. Estiveram presentes o presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) Enori Barbieri e o presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) Inácio Afonso Kroetz.

Para o presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) Enori Barbieri, a BR 101 passa grande volume de cargas de todo o Sul.

"Nós começamos esse trabalho de compartilhar estruturas há cinco anos. Fizemos com Rio Grande do Sul, com Argentina e agora avançamos com o Paraná. É muito importante, porque as doenças, nem animal e nem vegetal, elas não são divididas geograficamente. Além disso, permite redução de custos, mais segurança para quem está trabalhando na fiscalização e troca de informações dos bancos de dados", disse Barbieri.

 O compartilhamento da área atende resolução do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) na qual os estados signatários - Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul - possam fazer o compartilhamento de estruturas instaladas nas divisas interestaduais. "Faremos a formalização da cooperação e essa barreira é muito importante para reforçar o trabalho de defesa sanitária dos dois Estados", disse o presidente da Adapar. O Paraná possui 33 postos de fiscalização.

Produtos da agricultura familiar serão expostos na Exposuper 2016 em Joinville Anterior

Produtos da agricultura familiar serão expostos na Exposuper 2016 em Joinville

Senado pode aprovar 'Projeto Super Simples' que dará fôlego aos empreendedores Próximo

Senado pode aprovar 'Projeto Super Simples' que dará fôlego aos empreendedores

Deixe seu comentário