Tecnologia

Abertas inscrições para o 1º Congresso Catarinense de Cidades Digitais

  • Divulgação -

Evento gratuito para servidores públicos pretende apresentar soluções tecnológicas a gestores, estimulando o surgimento das cidades inteligentes no Estado

Já estão abertas as inscrições para o 1º Congresso Catarinense de Cidades Digitais, marcado para os dias 09 e 10 de junho em Florianópolis. A iniciativa é da Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Ciência,Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, e apoiada pela Federação das Indústrias de Santa Catarina e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Santa Catarina (FIESC-SENAI), através do Instituto SENAI de Tecnologia em Automação e TIC.

As inscrições para o evento são gratuitas para servidores públicos e devem ser feitas pelo http://congressosc.redecidadedigital.com.br/. Segundo o diretor da RCD, José Marinho, o objetivo é apresentar aos gestores do Estado soluções e modelos que possam contribuir com a implantação de projetos na área.

"Serão dois dias importantes para a troca de experiências e fomento ao desenvolvimento das localidades por meio de investimentos nas Tecnologias da Informação e Comunicação, fator imprescindível nos dias atuais para o aprimoramento dos serviços públicos e melhoria da qualidade de vida das pessoas", frisa o diretor da RCD, destacando que "o momento pré-eleitoral é importante para que o tema passe a integrar a pauta das novas gestões em 2017, apresentando-se como alternativa às administrações para otimização dos recursos públicos e eficiência dos serviços públicos".

Ele explica que a ideia é reunir prefeitos, secretários municipais, gestores, vereadores, empresários, especialistas e demais interessados no uso da tecnologia nos municípios. Em 2015, seis encontros regionais foram realizados em Santa Catarina, em parceria com Prefeituras e Associações de Municípios, como forma de levar informação, principalmente, aos pequenos municípios sobre os impactos positivos do uso das TIC por meio da implantação de projetos de cidade digital e inteligente.

Ao todo, os fóruns de cidades digitais reuniram gestores de cerca de 150 diferentes localidades. "Os fóruns foram importantes para descentralizar os conhecimentos dos grandes centros e levar soluções aos pequenos e médios municípios sobre os benefícios de se investir em tecnologia, além de pudemos perceber o cenário das cidades digitais em Santa Catarina". Tais eventos foram sediados em Itajaí, Rio do Sul, Blumenau, Joinville, Laguna e São José.

Prefeito Inovador 2016 - Durante o 1º Congresso Catarinense de Cidades Digitais, prefeitos de Santa Catarina vão receber o título de "PREFEITO INOVADOR 2016", reconhecimento para aqueles que se destacaram na construção de processos de Cidade Digital, pelo estímulo à inclusão digital e à implantação de política pública municipal visando o desenvolvimento econômico e social por meio das TIC.

Para tal certificação, a RCD realiza uma pesquisa para identificar as principais iniciativas presentes no Estado. "O objetivo é reconhecer, em meio às discussões do Congresso, as localidades que estão conectadas, evidenciando os gestores visionários, modernos e precursores neste processo de desenvolvimento", afirma Marinho.

Além do levantamento junto às Prefeituras, informa o diretor, os eventos regionais promovidos pela RCD aliado ao Mapa das Cidades Digitais, fomentado pela iniciativa, servem de subsídios para nomear os Prefeitos Inovadores.

O Congresso, primeiro do gênero realizado pela RCD no Estado, também conta com o apoio das Associações de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (AMUNESC), da Região de Laguna (AMUREL), Foz do Rio Itajaí (AMFRI),

Alto Uruguai Catarinense (AMAUC), Extremo Oeste de Santa Catarina (AMEOSC) e Médio Vale do Itajaí (AMMVI).

 

Primeiro dia da Expogestão 2016 terá palestras sobre comportamento, inovação e negociação Anterior

Primeiro dia da Expogestão 2016 terá palestras sobre comportamento, inovação e negociação

WEG inaugura sua fábrica em Rugao, na China Próximo

WEG inaugura sua fábrica em Rugao, na China

Deixe seu comentário