1º encontro presencial do Fórum de Universidades pela Paz começa dia 25 em Florianópolis
Exposição coletiva estreia em Joinville com nova geração de artistas visuais
“Caminhos - Jovens artistas joinvilenses”, apresenta o trabalho de 22 artistas visuais, nas mais variadas técnicas e materiais, para alguns será a primeira participação em exposição de arte.
No dia 17 de outubro, quinta-feira, a partir das 19h30, estreia no Espaço Garten Cultura do Garten Shopping, a exposição: “Caminhos - Jovens artistas joinvilenses”. Ao todo participam da mostra coletiva 22 artistas visuais, e serão apresentados para o público várias técnicas desenvolvidas por essa nova geração de artistas da maior cidade catarinense: pintura, aquarela, grafite, escultura, cerâmica, fotografia, instalação, arte digital, enfim, os múltiplos caminhos, delineados e com o DNA dos participantes desta coletiva.
A exposição fica aberta para visitação até o dia 18 de novembro, segunda-feira, e tem produção e curadoria de Rodrigo Domingos.Através de uma inquietude em querer mais arte, provocar, fomentar às artes visuais da maior cidade catarinense, principalmente apresentando novos artistas, uma nova geração, que já se faz presente, no atual movimento artístico de Joinville, surgiu a exposição coletiva: “Caminhos - Jovens artistas joinvilenses”. No meio do processo criativo, na escolha de um nome que representasse essa união efervescente de 22 artistas, várias opções vieram à mente, “Ascenção”, característica ou condição daquilo que está em ascendência; que se movimenta para um local mais alto, elevando-se. “Finitude”, que
é ter a consciência de que o amanhã pode não chegar.
Que ‘amanhã’ pode ser tarde demais, conhecendo a preciosidade do dia de hoje e de todas as oportunidades que a vida traz. Entender que muita coisa pode acontecer num intervalo de tempo muito curto (horas, minutos ou até segundos). Até mesmo cogitou-se algo que envolvesse o “Salon Carré”, localizado no Louvre, que em 1673, patrocinado pela monarquia e organizada pela Academia Real de Pintura e Escultura, uma divisão da Academia de Belas Artes, deu-se a primeira exposição pública da história, sendo a primeira vez que obras de arte de variados artistas estavam acessíveis aos olhos do público.
A partir dela, começaram a surgir outras com o mesmo conceito: o de que qualquer artista poderia submeter suas obras a serem expostas. Predominou-se pela escolha de um nome simples e assertivo, decidiu-se por “Caminhos”, os caminhos percorridos por essa nova geração de artistas, os caminhos a serem escolhidos e traçados, pelos mesmos, os vários caminhos percorridos para a consolidação destes artistas no mercado de arte, os caminhos artísticos que serão apresentados na exposição, entre outros.“Caminhos”: distância ou espaço que se percorre para chegar a um determinado lugar; itinerário, percurso, rota, trajeto. Que essa exposição coletiva, sirva de alavanca e incentivo para que estes 22 artistas visuais, sigam um caminho agregador e contínuo.
No dia 7 de novembro, quinta-feira, a partir das 19h, acontecerá no Garten, um bate papo com Alena Marmo, coordenadora do curso de Artes Visuais da Univille, a artista visual participante da exposição Vitória Gaio e Katiana Machado, que é curadora, produtora e uma das sócias da Galeria 33, em Joinville, com o tema: “Mercado de Arte e os caminhos para os novos artistas visuais se consolidarem”, com inscrições gratuitas pelo aplicativo do shopping.
Os novos artistas
Joinville, possui grandes artistas, muitos com destaque nacional e internacional, a cada ano esses artistas se renovam, e cada vez mais essa nova geração de artistas estão ligados em tendências e nas novidades do mundo moderno, desde os problemas ambientais às mudanças comportamentais dos seres humanos ao longo dos séculos. Tudo pode ser fonte de criação artística.Assim, é de suma importância dar espaço, enaltecer e principalmente conhecer esses novos trabalhos, esses novos artistas, sendo uma forma de nos integrarmos enquanto apreciadores, com o que acontece em diferentes lugares e espaços e, claro, apreciar o que há de mais belo no meio artístico, suas variadas técnicas e as novas perspectivas do se fazer arte.
Artistas participantes
Anna Mushchenko: @_russa.art_
Bruno Felipe: @brunofelipeart
Eduardx Emanuel: @eduardxemanuel
Fabio Moreira: @junckesmoreira
Felipe G: @felipe.g.art
Isadora Dourado: @dorgas
Isadora Terranova e Paula Ried: @remoota.br
Júlia Golinski: @golinskiart
Larissa Halfen: @larissahalfen
Leticia Klober: @letiklobss
Luan Baeta: @baetaluan
Lucas Corrêa: @_lumosarts
Marjorye Goulart: @majujubs.16
Mateus Adiers: @jobskyb
Mijael Abohav: @mihael_abohavart
Paolla Victória: @paolla.victoriaa
Rafaela Hass: @joinviva_souvenirs
Sara Holub: @saholub_foto
Tassy: @fukksleeptassy
Vitória Caroline: @kaia.naterra
Vitória Gaio: @vitoriagaio
Serviço
O Quê: Exposição coletiva: “Caminhos - Jovens artistas joinvilenses”
Data: 17 de outubro (quinta-feira) estreia- visitação até 18 de novembro (segunda-feira)
Onde: Espaço Garten Cultura do Garten Shopping – em frente ao Outback - Av. Rolf Wiest, 333 - Bom Retiro, Joinville – SC
Horário: visitação das 10h às 22h
Quanto: gratuito
Deixe seu comentário