Política

Prefeito de Araquari Clenilton Pereira toma posse como presidente da Fecam

O prefeito de Araquari, Clenilton Pereira (PSDB), tomou posse como presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) na manhã desta quarta-feira (20), em evento realizado em Florianópolis. Pereira vai substituir Paulo Roberto Weiss, ex-prefeito de Rodeio, no mandato 2021, e início de 2022. O representante da Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina é o primeiro da região a assumir a presidência da entidade em 43 anos de história.

Na cerimônia, foi realizado o ato de eleição e posse do Conselho Executivo e do Conselho Fiscal, já indicados por chapa de consenso, acordada pelos prefeitos e prefeitas indicados pelas 21 Associações de Municípios. O evento também contou com a presença do governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés e do presidente da Associação Paulista de Municípios, Fred Guidoni, prefeito de Campos do Jordão/SP.

O evento também contou com a presença do governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés e do presidente da Associação Paulista de Municípios, Fred Guidoni, prefeito de Campos do Jordão/SP.

A federação tem como objetivo fortalecer a administração pública municipal e consolidar o movimento municipalista. Em seu discurso, o prefeito de Araquari destacou a necessidade de continuar os trabalhos pelo municipalismo da diretoria passada, na defesa de ações e projetos que fortalecem a gestão nas prefeituras catarinenses e contribuem para melhorar o atendimento aos cidadãos. Estão na pauta do novo presidente, o estreitamento da relação com o executivo estadual e recuperação econômica dos municípios afetados pela pandemia.

"Nós temos um lema: o melhor de Santa Catarina é o catarinense. E o catarinense está em cada um dos 295 municípios. E precisamos, cada vez mais, fortalecer essas cidades. São mais de 200 municípios com menos de 10 mil habitantes e queremos levar oportunidades, levar tecnologia e inovação, trabalhando sempre para valorizar as boas práticas", finaliza. 

Após a posse oficial, o novo presidente prometeu uma ação coordenada com os municípios, com foco no desenvolvimento das 166 cidades que tem menos de 10 mil habitantes. "Não não temos que levar a inteligência para fora dos municípios, nós temos que levar oportunidade para dentro e fazer com que a cidade cresça", afirmou. 

Pereira ainda pregou boa relação com o governo de Carlos Moisés da Silva, presente no evento. "Nós teremos uma grande parceria. Não temos tempo para brigar, discutir coisas que não dizem respeito à municipalidade e ao governo. O melhor de Santa Catarina é o catarinense. É para ele que o senhor governa e os prefeitos também", disse Pereira.  

Na sequência, Moisés respondeu: "A gente tem recebido muitos prefeitos, que trazem as necessidades das regiões. As obras do Estado tem o condão de levar desenvolvimento para os municípios, que passam a arrecadar mais e serem mais receptivos a novos investimentos", disse.  

"Com municípios fortes, teremos uma Santa Catarina ainda mais pujante. Reafirmo o compromisso de estar presente nos municípios com investimentos impactantes e relevantes para o desenvolvimento das regiões. Estamos transferindo para os municípios cerca de R$ 600 milhões em emendas impositivas parlamentares. Temos um projeto para os próximos dois anos de mais de R$ 10 bilhões em investimentos", disse o governador, parabenizando a nova diretoria e o trabalho efetuado pela Fecam.

O movimento é uma bandeira de paz para uma relação que foi turbulenta em 2020. Os entendimentos opostos sobre o combate à pandemia geraram críticas dos prefeitos e da própria Fecam, que chegou a soltar uma nota pedindo mais diálogo e transparência do Executivo.  

Moisés também defendeu a infraestrutura como principal bandeira e disse que pretende interligar todos os municípios, com acesso asfáltico, para as rodovias estaduais. Para isso, pediu paciência aos prefeitos. 

Pelo acordo político, Clenilton Pereira ocupa a Federação no primeiro ano e os outros três sejam comandados pelos vice-presidentes. Milena Becher (Vargem), em 2022, Mario Hildebrandt (Blumenau), em 2023, e Rudi Sander (São Carlos), em 2024.  

Presidente empossado 

Clenilton Pereira foi reeleito prefeito de Araquari com 82% dos votos nas eleições de 2020. Aos 43 anos, Clenilton dedicou 20 deles à vida pública. Foi o mais jovem a assumir uma cadeira na Câmara de Vereadores do município, ocupando o cargo de vereador por três vezes. Sua formação é em Marketing. Já foi presidente da Câmara de Vereadores, subprefeito da região do Itapocu, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e vice-prefeito. No seu currículo, a dedicação e o empenho na instalação da montadora BMW na cidade ganha destaque. 


Presidente - Clenilton Carlos - prefeito de Araquari - Associação dos Municípios do Planalto Sul de SC (AMUNESC)

1º vice-presidente - Milena Andersen Lopes Becher - prefeita de Vargem da Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina (AMPLASC)

2º vice-presidente - Mario Hildebrandt - prefeito de Blumenau, da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI)

3º vice-presidente - Rudi Miguel Sander - prefeito de São Carlos, da Associação dos Municípios do Oeste de SC (AMOSC)

1° tesoureiro - Jorge Luiz Koch - prefeito de Orleans, da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC)

2° tesoureiro - Paulo Henrique Dalago Muller - prefeito de Bombinhas, da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI)

1º secretário - Edemilson Canale - prefeito de Seara, da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (AMAUC)

2º secretária - Luzia Vacarin - prefeita de Cunha Porã, da Associação dos Municípios do Entre Rios (AMERIOS)

Para o Conselho fiscal: prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila; prefeito de Bela Vista do Toldo, Adelmo Alberti; prefeito de São João do Itaperiú, Clezio José Fortunato, prefeita de Santa Cecília, Alessandra Garcia; prefeito de São Joaquim, Giovani Nunes; prefeito de Lebon Régis, Douglas de Mello; e prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello. Na suplência, o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli; o prefeito de São João do Sul, Moacir Teixeira; a prefeita de Trombudo Central, Geovana Gessner; o prefeito de Capinzal, Nilvo Dorini; o prefeito de Quilombo, Silvano de Pariz; e o prefeito de Palma Sola, Cleomar Mantelli.

SFS contabilizou, dia 20, mais 21 novos casos de Covid-19 (coronavírus) e 3 altas. Anterior

SFS contabilizou, dia 20, mais 21 novos casos de Covid-19 (coronavírus) e 3 altas.

Dona Cecy moradora do Lar dos Idosos é a primeira francisquense vacinada contra Covid-19 Próximo

Dona Cecy moradora do Lar dos Idosos é a primeira francisquense vacinada contra Covid-19

Deixe seu comentário