Saúde Municipal

Ômicron e H3n2: Preocupação com a transmissão comunitária

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina (SES / SC) confirmou em 30 de dezembro a transmissão comunitária da variante Ômicron do Coronavírus no estado e alertou sobre o número crescente de casos de Síndrome Gripal causado por Influenza H3n2, inclusive com evolução para óbito.

A Ômicron é uma variante altamente transmissível e com grande número de mutações. Sinais e sintomas mais comuns são cansaço extremo, dores pelo corpo, dor de cabeça e dor de garganta.

O vírus influenza é uma doença infecciosa de febril aguda com maior risco de complicações em alguns grupos vulneráveis. Sintomas em geral são febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse e pode evoluir para formas mais graves, como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e até óbito.

Reforçamos a necessidade da população seguir os protocolos de prevenção contra o Coronavírus e Gripe. Distanciamento social, uso de máscara, higienização com álcool gel, manter os ambientes abertos e ventilados, seguir uma chamada Etiqueta da Tosse, cobrir o nariz e boca com o antebraço ao espirrar ou tossir, porque as gotículas infecciosas expelidas em tosses ou espirros podem alcançar até 1,5 metro de distância, atingindo pessoas e toda a região próxima.


Estado confirma transmissão comunitária da Ômicron do Coronavírus em São Francisco do Sul Anterior

Estado confirma transmissão comunitária da Ômicron do Coronavírus em São Francisco do Sul

Alerta da Secretaria Municipal de Saúde de São Francisco do Sul Próximo

Alerta da Secretaria Municipal de Saúde de São Francisco do Sul

Deixe seu comentário