Porto de São Francisco do Sul

O portuário ao serviço da sociedade, por Cleverton Vieira*

Neste dia do portuário, confira o artigo do Presidente do Porto

"O que faz andar o barco não é a vela enfunada, mas o vento que não se vê". A frase de Platão resume o valoroso trabalho realizado por cada um dos trabalhadores do Porto de São Francisco do Sul. Muitas vezes, as atividades diárias das centenas destes colaboradores não aparecem individualmente, mas fazem parte da engrenagem que permite ao Porto funcionar 24 horas por dia, durante todo o ano, em benefício de toda a sociedade. Nisso reside o orgulho de ser portuário.

Na honra de receber um navio para desembarcar e embarcar mercadorias, viabilizando o funcionamento da cadeia produtiva local, estadual, nacional e, inclusive, internacional. Dessa forma, concretiza-se o sonho de milhares de pessoas que dali tiram o seu sustento. Assim, neste Dia do Portuário, homenageamos principalmente os trabalhadores do nosso Porto que possibilitaram que São Francisco do Sul alcançasse recordes históricos em 2021.

A movimentação de cargas, por exemplo, chegou a 13,6 milhões de toneladas, um aumento de 14% com relação ao ano anterior. Os números consolidam o complexo portuário do Norte catarinense como o 7º maior em movimentação de carga entre os 34 portos públicos do Brasil. E o primeiro de Santa Catarina. A competência destes trabalhadores também ajudou no crescimento de 12% na quantidade de navios que atracaram no Porto no ano passado: 460 (em 2020, foram 410).

Esta otimização no transporte de cargas marítimas foi reconhecido nacionalmente, em setembro, quando São Francisco recebeu o prêmio de terceiro melhor porto em desempenho do país, de acordo com Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários. As boas práticas ambientais do complexo francisquense também foram premiadas pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), em outubro, com o 4º lugar no Índice de Desempenho Ambiental (IDA) entre os portos públicos nacionais.

Parabéns, trabalhador portuário!

E obrigado pelo empenho e dedicação demonstrados diariamente na construção de um Porto cada vez mais eficiente e moderno.

* Presidente do Porto de São Francisco do Sul


Acredicoop encerra 2021 com crescimento de 51,3% no volume de ativos Anterior

Acredicoop encerra 2021 com crescimento de 51,3% no volume de ativos

4º ANIMANECO lança edital de seleção de espetáculos que acontecem em Joinville e São Francisco em abril Próximo

4º ANIMANECO lança edital de seleção de espetáculos que acontecem em Joinville e São Francisco em abril

Deixe seu comentário