Arte&Cultura

Instituto Juarez Machado de Joinville abre temporada de exposições

O mês de março de 2022 será concorrido no Instituto Internacional Juarez Machado. Três novos eventos artísticos simultâneos abrem a temporada de exposições, todos com entrada gratuita ao público em sua inauguração ocorrido no sábado dia 12.

O Gênio Da Vinci

"As Máquinas de Guerra de Leonardo da Vinci" é uma das exposições, reunindo uma curiosa coleção de 44 miniaturas produzidas pelo engenheiro mecânico Denis Soncini, elaboradas a partir dos desenhos do inventor italiano Da Vinci existentes nos Códices Atlântico e Arundel há mais de 500 anos. Além do modelismo das máquinas medievais de guerra, o autor mostra em paralelo 24 gravuras em metal e nas técnicas de ponta-seca, água-forte e água- tinta, segundo o curador Walter de Queiroz Guerreiro da Associação Internacional de Críticos de Arte.  Responsável pela programação do Instituto, o gestor cultural e pesquisador Edson Machado destaca na exposição


"As Máquinas de Guerra de Leonardo da Vinci " a oportunidade única de conhecimento do público catarinense, principalmente estudantes, para um dos períodos mais ricos da história da civilização - o Renascimento - através das obras de um gênio ao mesmo tempo   inventor, pintor, matemático, arquiteto, escultor, construtor bélico, escritor e anatomista.  

Fotojornalismo

A arte da fotografia também está presente na programação do Instituto com a abertura do 14º Prêmio Internacional New Holland de Fotojornalismo, concurso lançado em 2021 à profissionais e amadores da fotografia temática. São 32 painéis fotográficos mostrando a realidade dos trabalhadores e moradores das zonas rurais dos países da América do Sul selecionados e premiados no Brasil, Colômbia, Peru e Uruguai. Segundo o Edson Machado " esta exposição cumpre a sua função artística e social por meio do olhar atento de cada fotógrafo revelando imagens comoventes e esperançosas da força do trabalho para quem vive no campo". Dois fotógrafos catarinenses são destaque:  Ricardo Wolffenbüttel de Florianópolis com o Primeiro Lugar na categoria Profissional/Campo, e Daniel Machado de Joinville, com duas obras em P x B selecionadas. 


A exposição é uma realização do Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura, pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da New Holland e apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina.

Técnicas Mistas

A dialética entre a arte contemporânea e as origens e tradições dos povos é explorada com originalidade e extrema delicadeza por outro artista que está em cartaz no Instituto. Fabio Crisanti nasceu numa pequena e distante aldeia na Patagônia, Argentina, e expõe pela primeira vez no Brasil a convite do Instituto Internacional Juarez Machado, uma série de obras produzidas com técnicas mistas. O artista se apropria das lendas, da história e da filosofia latino-americana com a intervenção de tintas metálicas, tecidos, pedras preciosas, madeiras, papéis transparentes, amarras de corda, e instrumentos que utiliza para transformar pipas, ou pandorgas, em objetos de arte.   A exposição de Fabio Crisanti tem a expografia na Biblioteca do Instituto, leva o título de "Seda", reúne 22 trabalhos inéditos e é resultado da curadoria de dois pesquisadores de suas obras, o argentino Guillermo Torres e o catarinense Edson Machado.


Juarez Machado

Além das aberturas desse sábado, o público poderá ver e rever "Cidadão do Mundo", exposição de pinturas, desenhos e esculturas de Juarez Machado e "Pintor de Paisagens", em exposição na antiga casa da família.



Música e Gastronomia

Durante o período da tarde nos jardins do Instituto também haverá atividades ligadas a 1ª Semana Clubber de Música com apresentações de DJs e performances de artistas.
DJs: Stereo, Waltervelt e Ra7a.
Artistas: Elô Maia e Igor Gôri.

A gastronomia será por conta da Zeit Bier e Arquitetos da Pizza - das 10h às 17h. Você poderá adquirir e degustar nas nossas mesas e jardins.

Serviço:
 
O que: Abertura das exposições "As Máquinas de Guerra de Leonardo Da Vinci", "14º Prêmio Internacional New Holland de Fotojornalismo" e "Seda"; e 1ª Semana Clubber de Música.
Quando: sábado, 12 de março a partir das 10h.
Quanto: gratuito no dia 12/03.

Visitação: até o dia 14 de maio de 2022, de terça a sábado das 9h às 18h.
Ingressos: inteira R$10 e meia-entrada R$5.
Gratuito para grupos escolares mediante agendamento e disponibilidade, toda quarta-feira, e para quem vier de bicicleta.
 

Pandemia da Covid-19 pode ser rebaixada para endemia no Brasil Anterior

Pandemia da Covid-19 pode ser rebaixada para endemia no Brasil

Polícia Civil de Joinville prende ladrão de armas de agências bancárias. Próximo

Polícia Civil de Joinville prende ladrão de armas de agências bancárias.

Deixe seu comentário