Caderneta de Saúde da Criança ganha versão digital; saiba como acessar
Eventos ocorrerão neste fim de semana com diversas atrações culturais
Criado em 2000 por artistas e produtores culturais francisquenses, o Instituto Babaétoungá desenvolve atividades artísticas e culturais na cidade de São Francisco do Sul, procurando fomentar, desenvolver e valorizar a arte e a cultura local, através de suas ações como saraus literários, teatrais e musicais, exposições de artes e ações de formação artística para os cidadãos francisquenses unindo suas tradições, sua arte, seus recursos naturais e humanos, promovendo seu sustento com consciência e respeito a todo esse conjunto peculiar: ilhas, praias, matas, lagoas e centro histórico, contribuindo para o fortalecimento da identidade, autoestima e para a noção de pertencimento de seu povo.
Em setembro deste ano o Instituto Babaétoungá realizou o 1º Mutirão Cultural do Casarão das Palmeiras, seguido do 1º Festival de Primavera. O Casarão das Palmeiras, imóvel histórico e sede do Instituto, localizado em área central de nossa cidade, abriga artistas através de residências culturais e de salvaguarda de acervos históricos e artísticos. Abriga ainda grupos teatrais e musicais que utilizam seu espaço para a realização de ensaios e produções artísticas. Em área de 13.000m² com direito a alameda de palmeiras imperiais centenárias, desenvolveu um projeto piloto de visitação realizado por artistas, arte educadores e ambientalistas culminando em atividades de cunho sócio cultural ambiental, que está sendo aperfeiçoado visando buscar parcerias para sua aplicação prática e efetiva nos próximos anos.
Agora é a vez do 2º Mutirão Cultural do Casarão das Palmeiras que acontecerá no sábado, dia 22 de dezembro, das 8h às 18h, seguido pelo 1º Festival de Verão, que acontece no domingo, dia 23, das 14h às 22h. A ideia é inserir no calendário de eventos de São Francisco do Sul os mutirões seguidos do Quatro Estações - Circuito de Festivais, recebendo com trabalho e muita festa cada nova estação do ano. Primeiro, no sábado, artistas, colaboradores e interessados reúnem-se no mutirão para organização e limpeza do Casarão das Palmeiras e no dia seguinte, comemoram seus feitos com muita arte, cultura, sustentabilidade e gastronomia. Desta vez, por se tratar de época festiva de final de ano, o evento terá uma maior presença do artesanato local numa feira com produtos à venda. Outra novidade desta edição será a Feira da Troca onde todos poderão trazer seus pertences em bom estado e trocar por outros produtos, fomentando o consumo e descarte consciente. As crianças serão especialmente recebidas com uma programação diversificada com direito a peça de teatro de bonecos, contações de estórias, oficinas e muita diversão. E claro, muitas comidinhas e bebidinhas deliciosas num domingo onde você prepara seu natal como muita arte e alegria.
Todos os artistas que se apresentarão durante o 1º Festival de Verão doarão o seu trabalho em prol da arrecadação de fundos para a continuidade das ações do Instituto Babaétoungá.
A entrada é livre através do sistema de contribuição espontânea - pague o quanto vale.
Confira abaixo a programação:
Shows
Banda Kaiçara
Matando a Sede Música Reggae
Bento Leão
Harvau
Performances
Tecido acrobático - Fabiana Ferreira - Nave Drassa
Cultura Popular
Dança do vilão
Dança
MaRitmos
Artes visuais
Seth DazRua
Teatro de bonecos
Mario Negreth - "Circo Mambembe"
Oficina de construção de bonecos com Mario Negreth
Espaço criança
Brincadeiras
Pintura no rosto
Grupo Gaia
Bruxa Zoraíde
Velho Teddy
Artesanato
Bruna Szpisjak Crochet Designer
Alles Blau Marcenaria
Diga Xis Artesanato e Fotografia
Com amor, Gleicy
Ênio Rodrigues
Srta. G
Artesanato Indígena
Cosméticos Naturais
Alquimia Essencial
Comida
Luiz Esfihas Árabe
Natulari
Quitutes da Lili
Bebidas
Versão Brasileira
Organizado pelo Instituto Babaétoungá, o evento colaborativo conta com a participação de diversos agentes culturais da cidade: (in)Constante Arte Independente; Tecer Teatro - arte, educação e cultura; Versão Brasileira; 2k Estúdio; Veredas Audiovisual; Alquimia Essencial; ILHA Cultural SFS; Banda Kaiçara; Matando a Sede Música Reggae; Bento Leão; Harvau; Nave Drassa; Kary Peres Fotografia; Ênio Rodrigues; Djavan Renato; Dança do Vilão; MaRitmos; Seth DazRua; Mario Negreth; Diga Xis Artesanato e Fotografia; Grupo Gaia; Bruna Szpisjak; Com amor, Gleicy; Luiz Esfihas Árabe; Quitutes da Lili.
Serviço:
2º Mutirão Cultural
Sábado, dia 22/12, das 8h às 18h
1º Festival de Verão
Domingo, dia 23/12, das 14h às 22h
Local: Casarão das Palmeiras
Alameda Ipiranga, 88 - centro
Entrada livre através do sistema de contribuição espontânea - pague o quanto vale
Deixe seu comentário