A partir de quinta-feira (9) tempo seco e frio com sol em todas as regiões de SC
Segunda-feira (06/07):
Tempo: instável e úmido com nebulosidade variável e condição de chuva em SC, melhor distribuída no decorrer da tarde e noite. No Oeste, risco de temporal isolado a partir da noite.
Temperatura: amena devido à cobertura de nuvens.
Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.
Sistema: passagem de frente fria em SC e formação de área de baixa pressão.
Terça-feira (07/07):
Tempo: céu encoberto com chuva mais persistente em SC, moderada a forte em alguns momentos. Risco de temporal isolado no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul. No decorrer do dia, o tempo melhora com aberturas no norte do estado.
Temperatura: amena devido à cobertura de nuvens.
Vento: sudeste a nordeste, moderado com rajadas de 50 a 70km/h.
Sistema: área de baixa pressão influenciando SC.
Quarta-feira (08/07):
Tempo: mais nuvens e condição de chuva em SC, especialmente na madrugada e manhã, melhorando no decorrer do dia em boa parte do estado.
Temperatura: em declínio no oeste e sul do estado com o avanço de uma massa de ar frio de origem polar. Nas demais regiões, em elevação, com declínio no fim do dia.
Vento: noroeste a sudoeste, moderado com rajadas mais intensas de 60 a 80km/h no Planalto Sul e Litoral, devido a um ciclone extratropical próximo ao litoral do RS.
Quinta-feira (09/07):
Tempo: amanhecer com mais nuvens no oeste e sul de SC. No decorrer do dia, tempo seco e frio com predomínio de sol em todas as regiões.
Temperatura: baixa, com condição para formar geada no Planalto Norte.
Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas mais intensas de 50 a 60 km/h no Litoral, na madrugada.
Sexta-feira (10/07):
Tempo: seco e frio com sol em todas as regiões de SC.
Temperatura: baixa, com condição para formar geada ampla do Oeste ao Planalto e de forma isolada no Alto Vale do Itajaí, Florianópolis Serrana e no Litoral Sul.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.
Gilsânia Cruz - Meteorologista (Epagri/Ciram)
-
Vento recorde em Siderópolis: 168 km/h
Entre os dias 30/06 e 01/07, ventos de mais de 80 km/h foram registrados em boa parte das regiões de SC, ultrapassando os 100 km/h em vários municípios (Tabela 1). O evento destacou-se pela ampla área atingida, duração prolongada em algumas regiões e quebra de recorde. A estação de Siderópolis, instalada em 2003, marcou 168,8 km/h entre 05h e 6h do dia 01/07/2020. Até então, o recorde pertencia a Celso Ramos (161,9 km/h em 07/10/2010).
O vento forte causou danos em estações meteorológicas automáticas como em Lages e Urupema (Figuras 1 e 2). Parte da ampla rede de estações, monitoradas pela Epagri/Ciram, sofreram interrupção no sistema de transmissão devido a problemas com a rede de telefonia. O sistema aos poucos está sendo reestabelecido e novas informações coletadas nos dias do vendaval, como as da estação de Siderópolis, estão chegando, checadas, validadas e disponibilizadas com confiabilidade e veracidade no banco de dados da Epagri/Ciram.
Deixe seu comentário