Cultura

Festa do 4º ANIMANECO começa neste sábado em São Francisco do Sul

Festa do 4º ANIMANECO começa neste sábado em São Francisco do Sul. Festival Internacional de Bonecos vai até o dia 30 com programação gratuita de espetáculos, oficinas e seminários.

A maior festa do teatro de animação de Santa Catarina chega neste sábado (23) à São Francisco do Sul com tudo a que tem direito. O 4º ANIMANECO começa com espetáculo vindo de São Paulo, dando o pontapé inicial de uma programação que até o dia 30 oferecerá seis espetáculos de diferentes origens, além de duas oficinas presenciais e seminários online.

ANIMANECO também passa por Joinville e Florianópolis e é totalmente gratuito.
O evento abre oficialmente às 16h, o Teatro X de Novembro, com "Monstros e Cia.", da Cia. Talagadá, de Itapira (SP). A história trata de um menino hostilizado pelas outras crianças por sua aparência diferenciada. Ele decide fugir e encontra abrigo em uma casa velha e distante, onde acaba se identificando com seus peculiares moradores. O espetáculo é dedicado ao público infantojuvenil e trata de questões como preconceito e bullying de maneira lúdica e poética. Os ingressos, gratuitos, podem ser reservados pelo site www.enjoyticket.com.br ou 1 hora antes da apresentação, na bilheteria do teatro. A sugestão é trazer 1kg de alimento (não obrigatório).

Já no domingo (24), a programação muda para o palco da Festilha, que receberá, às 10h, "Exemplos de Bastião", do grupo Mamulengos sem Fronteiras, de Brasília. É um retrato das diversas brincadeiras do teatro popular de bonecos do Nordeste, com um mamulengueiro, um trio de forró e a participação direta do público presente num espetáculo cheio de cor, vibração e alegria.

A tarde de domingo será de animação no pequeno, mas tradicional, formato do teatro lambe-lambe. O lounge da Fundação Cultural na Festilha receberá cinco caixas das 15h às 16h30. Estarão por lá Oani Teatro, da cidade chilena de Valparaiso; Cia. Plastikonírica, de Santos (SP); Nina Vogel e Daiane Baumgartner, de São Paulo (SP); e a Tato Criação Cênica, de Curitiba.

Os espetáculos seguem ao longo da semana que vem, bem como as oficinas, que acontecerão no Teatro X de Novembro. Já os seminários, que debaterão o teatro de animação e outras mídias, poderão ser acompanhados pelo canal do ANIMANECO no YouTube. A programação completa está em www.essae.com.br.
A distribuição gratuita de ingressos para os espetáculos do 4º ANIMANECO acontece pelo site www.enjoyticket.com.br. São disponibilizados 50% dos ingressos para reservas antecipadas e 50% serão distribuídos no dia de cada evento, uma hora antes do início da programação. Quanto às oficinas, 100% das vagas podem ser reservadas. A organização do festival pede que cada ingresso seja trocado por 1kg de alimento (não é obrigatório), que depois será doado ao programa Mesa Brasil SESC.

O projeto do 4º ANIMANECO conta com a realização da Essaé Produções e patrocínio da ArcelorMittal Vega, via Fundação ArcelorMittal e do Fort Atacadista por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério do Turismo, Secretaria Especial de cultura e Governo Federal. Há parceria com o Projeto de Extensão e Grupo de Pesquisa CNPq LATA - Laboratório de Teatro de Formas Animadas, do Departamento de Artes Cênicas (CEN), Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGCEN), do Instituto de Artes (IdA), da Universidade de Brasília (UnB); Programa de Extensão Formação Profissional no Teatro Catarinense do Centro de Artes e Projeto de Ensino Laboratório de Animação (CEART), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Departamento de Artes Cênicas - (ART) e SECART da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Serviço:
O quê: 4º ANIMANECO - Festival Internacional de Teatro de Bonecos.
Quando: De 23 a 30 de abril.
Onde: São Francisco do Sul.
Quanto: Gratuito. Reserva de ingressos em www.enjoyticket.com.br.
Programação completa em www.essae.com.br.

Primeiro dia da festa mais tradicional de São Chico movimentou o Centro Histórico Anterior

Primeiro dia da festa mais tradicional de São Chico movimentou o Centro Histórico

Título de maiores de 70 anos não está sendo cancelado Próximo

Título de maiores de 70 anos não está sendo cancelado

Deixe seu comentário