Literatura

Escritor francisquense Hilton Gorresen lança seu segundo Conto

Escritor Hilton Görresen lançou na manhã deste sábado (9), seu novo livro de Contos 'Irmão Fantasma e Outras Histórias' na Livraria Sebo em Joinville. A obra traz 25 contos com histórias cotidianas de personagens com seus conflitos existenciais não importando seu tempo e espaço. 'A história conta sobre os problemas e conflitos das pessoas tendo como referência pequenas cidades como São Francisco do Sul' comentou Gorresen.

Hilton é um escritor conhecido nos meios literários, com 10 obras publicadas - crônicas, contos e linguagens, desde 2004. Em 2018 publicou seu primeiro conto 'Por que matei Rocky Lane' obra premiada pela Academia Catarinense de Letras como o melhor livro de contos do ano. Para este ano o escritor já tem mais duas obras a serem lançadas.  Uma delas para o público jovem.     

No prefácio do livro 'Irmão Fantasma e Outras Histórias' pode-se compreender suas obras como um todo. "O universo das histórias e o relacionamento humano, retratando comportamentos. Como de seu feitio, o espaço da narração (quase sempre em primeira pessoa) e um espaço nostálgico: pequenas cidades, com velhas repartições públicas, casarões antigos, quintais arborizados, fogões a lenha... O que interessa são os desejos e conflitos dos personagens, os mesmos, não importa a época...Não esconde o senso crítico e satírico, ás vezes humorísticos... " cita.
Estiveram presentes no lançamento Bernadéte Costa da Manuscritos Editora, residente da Academia Joinvilense de Letras, jornalista Maria Cristina Dias, escritores e amigos convidados, amantes da leitura.

Sobre o autor:

O acadêmico Hilton Görresen é natural de São Francisco do Sul (SC), bisneto de imigrante norueguês aqui chegado no século 19.
Começou a publicar seus textos na década de 1960, no jornal Correio do Povo, de Jaraguá do Sul (SC). Entre as décadas de 1970 e 1980, após concluir o curso de Letras, em Joinville, iniciou colaboração semanal no jornal "A Notícia", publicando crônicas, num estilo leve e humorístico, e artigos sobre comunicação.
Terminando curso de especialização em Língua Portuguesa, em 1990, passou também a elaborar textos sobre linguagem, alguns deles reunidos mais tarde no livreto "Mostrando a língua", de 2004.
Há cerca de 10 anos, vem publicando suas crônicas no jornal Notícias do Dia, também de Joinville, textos estes reunidos nos livros "Quando minha avó tirava a roupa", "Histórias para ler no banheiro" e "Elefante branco".
Publicou também um livro de memórias, "São Chico Velho de Guerra" e o paradidático "O que aprendi sobre redação - e posso lhe ensinar".
É membro também da Associação das Letras e da Academia de Letras e Artes de São Francisco do Sul - ALASFS.




















Como a saúde mental afeta o seu corpo: 4 sinais de que você precisa descansar Anterior

Como a saúde mental afeta o seu corpo: 4 sinais de que você precisa descansar

Magistrado lança coletânea de crônicas sobre prisão e justiça em noite de autógrafos Próximo

Magistrado lança coletânea de crônicas sobre prisão e justiça em noite de autógrafos

Deixe seu comentário